Visita especial apresenta o Detran para filhos dos servidores 17/07/2015 - 14:30

Funcionários do Detran em Curitiba tiveram um dia de trabalho diferente nesta quinta-feira (16). Eles receberam a visita especial dos filhos, sobrinhos e netos e mostraram um pouco do serviço que realizam diariamente na autarquia. A atividade faz parte do projeto Conhecendo o Detran e o BPtran, destinado a alunos do ensino fundamental e médio da Capital e Região Metropolitana.

“Essa foi uma forma de integrar os servidores e suas famílias e mostrar o trabalho do Departamento. Como muitos funcionários estão com os filhos em férias, foi uma oportunidade de criar um dia especial, falar sobre educação no trânsito, segurança e cuidados”, conta o diretor-geral, Marcos Traad.

Cerca de 40 crianças participaram da ação, que incluiu jogos, brincadeiras, contação de histórias e visitas.

“Foi muito bacana. A visita alegrou nosso dia, descontraiu o ambiente. Os pequenos adoraram, aprenderam bastante e mataram a curiosidade sobre o que fazemos no trabalho”, conta a servidora Marina Ferreira da Silva, da Coordenadoria Administrativa, que trouxe seus sobrinhos Erick, Ana e Igor.

“Meu neto gostou bastante, ele presta muita atenção como passageiro nos sinais e no trânsito em geral. As crianças são muito atentas e aprendem enquanto nos assistem dirigindo. Por isso, essa noção que tiveram no Detran é importante para a formação deles como pedestres, ciclistas e futuros motoristas”, avalia a funcionária da Coordenadoria de Habilitação, Soraia Castro, que convidou o neto Arthur para o passeio.

PROGRAMAÇÃO – Além de mostrar o trabalho do Detran, o local de trabalho dos pais e avós, os pequenos realizaram uma “Mini Vistoria”, com os vistoriadores da autarquia. Nos veículos disponibilizados pelo Setor de Transporte, eles identificaram equipamentos básicos de segurança e obrigatórios para a circulação de veículos.

Depois eles foram até o prédio do Batalhão da Polícia de Trânsito (BPTran), em uma caminhada pelas calçadas, atentos aos comportamentos seguros que devem ter como pedestres, tanto individualmente como em grupo.

No BPTran, conversaram com policiais de trânsito e se comprometeram a fiscalizar o comportamento dos pais e familiares, recebendo blocos de multas educativas para “punir” os motoristas com o pagamento de doces pelas infrações. O momento mais esperado, entretanto, foi conhecer as viaturas, onde a seção de fotos é obrigatória.

De volta ao Detran, as crianças ainda participaram de um jogo em um tabuleiro gigante e ouviram histórias na telessalas e estúdios da Escola Pública de Trânsito.


GALERIA DE IMAGENS