Virada Cultural Paraná terá ação de educação no trânsito com Bonecos Gigantes 30/10/2014 - 09:48

Usar a arte e a cultura para levar mensagens de educação no trânsito para as pessoas. Este é o objetivo da Semana de Arte-Educação da Virada Cultural Paraná 2014, que acontece de 11 a 14 de novembro em Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Maringá, Paranavaí, Toledo, São José dos Pinhais e Umuarama. Cada município desenvolveu atividades especiais para a Semana, como blitz educativa, pedaladas, palestras, peças teatrais, mesas redondas, entre outras. O destaque da programação é o Teatro de Bonecos Gigantes, que apresentará adaptações de clássicos infantis com conceitos de educação no trânsito em todas as cidades.

A Semana de Arte-Educação foi realizada pela primeira vez em 2013, fruto da parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura e o Departamento de Trânsito do Estado (Detran). O resultado foi tão positivo que se repete em 2014. A Virada Paraná conta ainda com o apoio do SESC-PR, SESI-PR, é-Paraná, Sanepar e prefeituras municipais.

Teatro de Bonecos Gigantes
Personagens cativos das histórias infantis aparecem repaginados durante a Semana de Arte-Educação para contar suas aventuras adaptadas à realidade do trânsito nas cidades. Em forma de bonecos gigantes, Chapeuzinho Vermelho, Os Três Porquinhos, A Bela e a Fera e A Pequena Sereia entram em cena para ensinar a importância de se respeitar às leis de trânsito.

O projeto é realizado pela Cia dos Ventos, especializada em ações teatrais com bonecos gigantes, e está sendo desenvolvido em etapas. Primeiro foram selecionadas as equipes que participariam das montagens em cada cidade, em seguida essas equipes participaram de workshops de interpretação. E nesta segunda-feira (27/10), com a chegada dos bonecos e cenários em cada município, deu-se início às oficinas de manipulação dos bonecos. Os ensaios finais acontecem na semana que antecede o início da Virada.

As apresentações acontecem diariamente durante a Semana em cada uma das cidades-sede. Os locais e horários variam para que o espetáculo atinja o maior número de pessoas possível. Escolas e colégios municipais e estaduais recebem a montagem, assim como centros de convivência, praças, parques e outros espaços públicos. Após as apresentações, os Bonecos serão doados para os municípios, para que possam ser utilizados em outras atividades.

A programação completa da Semana de Arte-Educação pode ser conferida no site www.cultura.pr.gov.br