Transporte de toras tem novas regras 23/01/2007 - 14:00

Com a resolução 196 do Contran, muitos veículos precisam ser adaptados para melhorar a segurança.

Desde o dia primeiro de janeiro de 2007, está em vigor a resolução 196 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que diz respeito ao transporte de toras de madeira bruta. Todo veículo que transporta esse tipo de carga precisa passar por prévia autorização e posterior regularização do Detran, no caso de modificações em suas características originais. “Essas adequações buscam adequação dos veículos para o transporte deste tipo de carga, o que irá garantir mais segurança, e, sobretudo, a preservação de vidas no trânsito”, afirma o coronel David Antonio Pancotti, diretor geral do Detran/PR.

De acordo com a resolução 196, para o transporte de toras de madeira bruta com comprimento maior que 2,50 metros, a carroceria do veículo deve conter painéis dianteiro e traseiro, duas escoras laterais, no mínimo, para cada tora ou pacote de tora e cabos de aço ou cintas de poliéster, tudo para garantir o transporte com segurança.

Para aqueles que precisam modificar seus veículos de acordo com as novas normas, o primeiro passo é solicitar autorização ao Detran. Será realizada vistoria no veículo para verificar as adaptações necessárias. É preciso que o proprietário, ou representante legal, porte o Certificado de Registro do Veículo (CRV), Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), documento de identidade e CPF. Será cobrada uma taxa de R$ 8,87.

Depois de adaptado o veículo precisa ser inspecionado e certificado por instituição técnica licenciada e autorizada pelo Inmetro. No Paraná, o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), TRANSTECH – Engenharia e Inspeção S/C, INSPECAR Ltda., ATIVE – Avaliações Técnicas e Inspeções Veiculares Ltda., SEVEL – Segurança Veicular Ltda, MG – Segurança Veicular Ltda., CTA – Centro Tecnológico Automotivo Ltda, além é claro do Inmetro, estão autorizados a inspecionar e certificar automóveis para este fim.

Para finalizar, o veículo deverá passar por nova vistoria, é quando o Detran irá realizar a última avaliação para regularizar e emitir a nova documentação, que deverá constar todas as alterações sofridas pelo veículo. Neste procedimento além dos documentos utilizados no momento da autorização de modificação, também será necessário que o proprietário, ou representante legal, esteja com as notas fiscais da compra ou da transformação da carroceria e o certificado de segurança veicular. O custo da regularização e emissão da nova documentação é de R$ 58,87.

Para mais informações podem ser utilizados o telefone 0800-643-7373.