Sistema BATEU lança novidades para usuários consultarem dados de veículos em plataforma digital 24/04/2015 - 16:20

A Polícia Militar do Paraná lançou nesta sexta-feira 924) as novidades do sistema BATEU (Boletim de Acidentes de Trânsito Eletrônico Unificado), presente nos 399 municípios do estado, para o usuário paranaense. A partir de agora, as pessoas terão acesso a informações antes limitadas, como por exemplo, se o carro já sofreu algum tipo de sinistro (acidentes de trânsito, entre outros). Também serão divulgadas estatísticas sobre acidentes sem vítimas de todo o PR registrados no sistema BATEU.

Com a nova ferramenta, o usuário terá mais transparência no momento em que alguém quer comprar um veículo novo e também para as corretoras de seguro rastrearem os sinistros dos segurados e, assim, permitir mais agilidade no processo de pagamento de franquias.

BATEU – O Boletim de Acidentes de Trânsito Eletrônico Unificado (Bateu) teve o início de seus trabalhos do projeto em 2009, em Curitiba. Em 2011, o BPTran iniciou o módulo digitação BATEU com atendimento no local e na secretaria, passando em 2012 para a utilização da internet como ferramenta no registro de acidentes sem vítimas e a capacitação das unidades do interior do estado. O boletim é divido em registro de acidentes no local (com ou sem vítima), diretamente na Central de Atendimento do BPTran (Secretaria) ou pela internet (sem vítima).

Para sua criação, o BATEU contou com o auxílio da Celepar (Companhia de Informática do Paraná) e da Diretoria de Tecnologia e Qualidade da Polícia Militar, que criou um banco de dados consistente para que estatísticas claras de acidentes de trânsito fossem fornecidas para todo o estado. Também apoiaram o projeto o DETRan/PR, o Sindicato das Seguradoras do Paraná e Mato Grosso (SINDCOR), Sindicato dos Corretores e Empresas Corretoras de Seguro do Paraná (SINDISEG PR/MS).

GALERIA DE IMAGENS