Servidores do Detran-PR se destacam nos fóruns técnicos do Encontro Nacional dos Detrans 11/12/2024 - 11:17

Encontro acontece entre os dias 8 a 11 de dezembro, em Salvador-BA e reúne diretores e colaboradores de todos os Detrans do país.

 

Entre os dias 8 a 11 de dezembro, Salvador-BA recebe o 81º Encontro Nacional dos Detrans, reunindo diretores, técnicos, colaboradores e entidades ligadas ao trânsito em todo o Brasil. O evento promove fóruns técnicos que discutem temas estratégicos para a gestão do trânsito, e o Detran-PR marca presença ativa, apresentando cases de sucesso e soluções inovadoras desenvolvidas no Estado.

 

Os fóruns abordaram os seguintes temas: Veículos, Fiscalização, Sinistros de Trânsito, Leilões, Comunicação, Fórum Permanente da Lei Seca, Habilitação dos Condutores e Educação de Trânsito.

 

Habilitação de Condutores

 

No Fórum de Habilitação, foram debatidos temas como o reaproveitamento de exames e aulas em processos vencidos, utilização de tecnologias embarcadas, revisão da Resolução 265 para flexibilizar a formação de condutores, e a inclusão de cursos de capacitação na Base de Condutores.

 

“A necessidade de padronização em nível nacional de interpretação normativa e operacionalização ficou evidenciada com os anos sem reuniões técnicas com a SENATRAN, assim como a carência de modernização de normas como as resoluções 789 e 723 do CONTRAN”, Andresa Souto Favaretto, coordenadora RENACH do Detran-PR.

 

Leilões

 

O debate destacou as dificuldades enfrentadas pelos órgãos na regularização de veículos vendidos em leilão e a necessidade de um sistema nacional integrado de informações para veículos em processo de leilão. Essa iniciativa facilitaria a comunicação entre as unidades federativas e a transferência de propriedade para os arrematantes. O Paraná, que realiza leilões regularmente, tem avançado na melhoria das condições dos pátios, contribuindo para a eficiência do processo.

 

Comunicação

No Fórum de Comunicação, o Detran-PR apresentou sua parceria com a Escola Pública de Trânsito, que tem aproximado os temas de trânsito da imprensa. Um dos cases destacados foi o alinhamento com as assessorias de comunicação do governo e veículos como RPC, Rede Massa e Band, inspirando outros estados.

 

“Mais uma vez saímos na frente, com este trabalho que já é referência para outros órgãos”, afirmou Michael Bogo, coordenador da Escola Pública de Trânsito.

 

Sinistros

 

Neste fórum, o Detran-PR defendeu a padronização do dicionário de dados entre o Manual Renaest e a norma ABNT NBR 10697:2020, buscando resolver divergências técnicas e garantir mais consistência nos registros de acidentes.

 

Fiscalização

 

O Paraná também apresentou no Fórum de Fiscalização as inconformidades do Sistema Renainf no processo de Suspensão de Direito de Dirigir, propondo melhorias para otimizar a aplicação de penalidades.

 

Educação

 

A Educação de Trânsito do Paraná destacou-se como referência em educação corporativa, consolidando-se como uma importante ferramenta de formação no ambiente profissional. Com programas voltados para a conscientização e segurança no trânsito, os projetos alcançaram não apenas motoristas, mas também gestores e colaboradores de diversas instituições, promovendo uma cultura de responsabilidade e prevenção de acidentes.

 

Lei Seca

 

No Fórum Permanente da Lei Seca, o Sr. Arnaldo Pazetti, da Câmara Temática de Esforço Legal, apresentou a palestra “Desafios da Fiscalização de Alcoolemia e Substâncias Psicoativas”, reforçando a importância de atualizar a Resolução n.º 432/2013 do CONTRAN. O evento promoveu debates sobre desafios das equipes de fiscalização, capacitação e propostas legislativas, além de apresentar a participação de outros estados e o calendário de 2025.

 

“Atualizar normativas e fortalecer a fiscalização são passos essenciais para a efetividade da Lei Seca e a segurança no trânsito, no Paraná em parceria com outros órgãos estamos realizando ações importantes”, destacou  Nilson da Veiga Silva, chefe da divisão de penalidades do Detran-PR.

 

Veículos

 

As demandas apresentadas pelo Detran-PR foram devidamente registradas e serão encaminhados à SENATRAN, evidenciando que as questões refletem desafios comuns à maioria dos estados.

 

“Além de identificar os problemas, registramos possíveis sugestões de melhorias, contribuindo para o avanço do setor”, destaca a coordenadora RENAVAM, Viviane Koch Maia.

 

Com uma participação marcante, o Detran-PR reafirma seu protagonismo nacional, contribuindo para o avanço das políticas públicas de trânsito no país.

GALERIA DE IMAGENS