Posto do Detran facilita a vida dos moradores de Morretes 04/12/2013 - 14:49
Os moradores de Morretes, no Litoral do Paraná, têm agora mais facilidade para tratar das questões relacionadas aos seus veículos. Há três meses, eles contam com um posto de atendimento do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), que oferta todos os serviços, como comunicação de venda, primeiro emplacamento, vistoria, transferência de município e propriedade, emissão e segunda via do Certificado e Registro do Licenciamento do Veículo. Antes, os cidadãos de Morretes tinham que ir até Paranaguá, a 40 quilômetros, para ter acesso aos serviços.
“Facilitou muito. A gente perdia muito tempo e se faltava algum documento tinha que fazer duas viagens”, afirmou o agente funerário Davi Borba (51). O posto do Detran em Morretes, reativado após um período de suspensão de atividades, funciona em parceria com a prefeitura, que fornece o espaço físico e parte dos funcionários.
A unidade está entre os 201 postos de atendimento que o Detran possui em todo o estado. “Por meio dessa parceria com as prefeituras, estendemos o braço do Detran para que os serviços estejam cada vez mais próximo do cidadão”, disse o diretor-geral do órgão, Marcos Traad. No Estado são quase 4,6 milhões de condutores. O Detran também possui 101 Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) espalhadas pelo estado que são responsáveis pelo atendimento a toda a frota paranaense, formada por. mais de 6 milhões de veículos.
Além disso, por meio do Detran Fácil, programa lançado pelo departamento em 2011, vários serviços foram disponibilizados na internet, evitando acúmulo de filas nas unidades. O departamento está instalando, também, 300 terminais de autoatendimento.
SEM FILA - A coordenadora do posto de atendimento do Detran em Morretes, Maria Alice de Melo, explica que a decisão de abrir a unidade em Morretes se deveu ao número de usuários na cidade e a dificuldade que eles tinham para acessar os serviços. “As pessoas perdiam um dia inteiro para ir a Paranaguá. Facilitou muito a vida dos cidadãos”, disse ela. De acordo com a coordenadora, o posto atende de 15 a 20 pessoas por dia. Para Elza Marcondes, 55 anos, a população ganhou em conforto. “Agora o atendimento é rápido, próximo de casa e sem fila”, afirmou ela.
A unidade fica na Rua 31 de Outubro, número 10, no centro da cidade. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 14 horas
DETRAN FÁCIL – Além de ampliar os postos de serviço e disponibilizar serviços pela internet, o Detran está instalando 300 terminais de autoatendimento para solução rápida de serviços que não exijam a presença dos usuários nas sedes do Detran. Dezessete terminais já foram instalados, responsáveis por aproximadamente cinco mil serviços e consultas.
Os equipamentos são instalados nas sedes das Ciretrans e contam com seis funções: segunda via da Carteira Nacional de Habilitação, segunda via do documento do veículo (CRLV), Permissão Internacional para Dirigir (PID), extrato de débitos do automóvel, pontuação da CNH e consulta de envio do licenciamento anual. Em breve, os terminais estarão disponíveis também em shoppings, prefeituras e locais com grande movimentação de pessoas.
“Facilitou muito. A gente perdia muito tempo e se faltava algum documento tinha que fazer duas viagens”, afirmou o agente funerário Davi Borba (51). O posto do Detran em Morretes, reativado após um período de suspensão de atividades, funciona em parceria com a prefeitura, que fornece o espaço físico e parte dos funcionários.
A unidade está entre os 201 postos de atendimento que o Detran possui em todo o estado. “Por meio dessa parceria com as prefeituras, estendemos o braço do Detran para que os serviços estejam cada vez mais próximo do cidadão”, disse o diretor-geral do órgão, Marcos Traad. No Estado são quase 4,6 milhões de condutores. O Detran também possui 101 Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) espalhadas pelo estado que são responsáveis pelo atendimento a toda a frota paranaense, formada por. mais de 6 milhões de veículos.
Além disso, por meio do Detran Fácil, programa lançado pelo departamento em 2011, vários serviços foram disponibilizados na internet, evitando acúmulo de filas nas unidades. O departamento está instalando, também, 300 terminais de autoatendimento.
SEM FILA - A coordenadora do posto de atendimento do Detran em Morretes, Maria Alice de Melo, explica que a decisão de abrir a unidade em Morretes se deveu ao número de usuários na cidade e a dificuldade que eles tinham para acessar os serviços. “As pessoas perdiam um dia inteiro para ir a Paranaguá. Facilitou muito a vida dos cidadãos”, disse ela. De acordo com a coordenadora, o posto atende de 15 a 20 pessoas por dia. Para Elza Marcondes, 55 anos, a população ganhou em conforto. “Agora o atendimento é rápido, próximo de casa e sem fila”, afirmou ela.
A unidade fica na Rua 31 de Outubro, número 10, no centro da cidade. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 14 horas
DETRAN FÁCIL – Além de ampliar os postos de serviço e disponibilizar serviços pela internet, o Detran está instalando 300 terminais de autoatendimento para solução rápida de serviços que não exijam a presença dos usuários nas sedes do Detran. Dezessete terminais já foram instalados, responsáveis por aproximadamente cinco mil serviços e consultas.
Os equipamentos são instalados nas sedes das Ciretrans e contam com seis funções: segunda via da Carteira Nacional de Habilitação, segunda via do documento do veículo (CRLV), Permissão Internacional para Dirigir (PID), extrato de débitos do automóvel, pontuação da CNH e consulta de envio do licenciamento anual. Em breve, os terminais estarão disponíveis também em shoppings, prefeituras e locais com grande movimentação de pessoas.