Paraná tem maior programa de duplicação de rodovias 25/03/2015 - 15:00
O Paraná está duplicando 391,3 quilômetros de rodovias para melhorar a circulação de veículos e o escoamento da produção paranaense. As obras somam mais de R$ 1,9 bilhão em investimentos e são feitas com recursos do Governo do Estado e de concessionárias.
No Anel de Integração há dez frentes de trabalho e a maior duplicação é a de 231 quilômetros da Rodovia do Café, a BR-376, que liga Ponta Grossa a Apucarana. A obra é uma antiga reivindicação da população do Norte do Estado e foi antecipada em dois anos a partir de negociação do governo estadual com a concessionária Rodonorte.
Serão duplicados 26 trechos da Rodovia do Café, um investimento de R$ 1 bilhão da concessionária.
Nesta semana, o governador Beto Richa esteve no primeiro trecho da duplicação da Rodovia do Café, com 11 quilômetros. Este trecho deverá ser entregue até o fim do primeiro semestre.
Quando pronta, a duplicação da BR-376 vai reduzir o engarrafamento nos pontos mais urbanizados, onde o fluxo atual supera mais 40 mil veículos por dia. A obra, executada pela Rodonorte, tem hoje três frentes. As equipes estão trabalhando na construção da nova pista entre o Trevo do Caetano e o distrito de Tibagi dos Coreanos, em Ponta Grossa. Outra frente é na ponte do rio Iguaçu. E também há mais uma frente que está construindo o novo acesso em Apucarana, na duplicação até Califórnia.
A mesma concessionária também iniciou a duplicação entre Piraí do Sul e Jaguariaíva. As equipes estão construindo o novo trevo de acesso de Jaguariaíva. Depois será feita a duplicação de 40 quilômetros entre as duas cidades.
Além da Rodovia do Café, estão em andamento outras obras de ampliação da capacidade das rodovias do Anel de Integração. Há frentes de trabalho entre Mandaguaçu e Nova Esperança, onde a BR-369 está sendo duplicada. Também está em andamento a construção de nova pista entre Floresta e Campo Mourão, no Noroeste.
Está em execução, ainda, a duplicação entre Matelândia e o acesso a Ramilândia, no Oeste. Na região Central, o trabalho está concentrado entre Guarapuava e Relógio. E há também a obra entre Apucarana a Jandaia do Sul.
Outra melhoria no Anel de Integração é a duplicação da rodovia PR-407, que liga a BR-277 ao Litoral . Esta obra não estava prevista em contrato e foi incluída pela atual gestão. Em Foz do Iguaçu, a concessionária Ecocataratas assume as obras do viaduto da Avenida Paraná, que serão retomadas no início de abril.
Além das obras nas rodovias concessionadas, está sendo feita a duplicação entre Pinhais e Piraquara, com recursos próprios do Estado. Outra obra em fase final de acabamento é a nova trincheira em Francisco Beltrão, que traz mais seguranças para motoristas e pedestres da região.
No Anel de Integração há dez frentes de trabalho e a maior duplicação é a de 231 quilômetros da Rodovia do Café, a BR-376, que liga Ponta Grossa a Apucarana. A obra é uma antiga reivindicação da população do Norte do Estado e foi antecipada em dois anos a partir de negociação do governo estadual com a concessionária Rodonorte.
Serão duplicados 26 trechos da Rodovia do Café, um investimento de R$ 1 bilhão da concessionária.
Nesta semana, o governador Beto Richa esteve no primeiro trecho da duplicação da Rodovia do Café, com 11 quilômetros. Este trecho deverá ser entregue até o fim do primeiro semestre.
Quando pronta, a duplicação da BR-376 vai reduzir o engarrafamento nos pontos mais urbanizados, onde o fluxo atual supera mais 40 mil veículos por dia. A obra, executada pela Rodonorte, tem hoje três frentes. As equipes estão trabalhando na construção da nova pista entre o Trevo do Caetano e o distrito de Tibagi dos Coreanos, em Ponta Grossa. Outra frente é na ponte do rio Iguaçu. E também há mais uma frente que está construindo o novo acesso em Apucarana, na duplicação até Califórnia.
A mesma concessionária também iniciou a duplicação entre Piraí do Sul e Jaguariaíva. As equipes estão construindo o novo trevo de acesso de Jaguariaíva. Depois será feita a duplicação de 40 quilômetros entre as duas cidades.
Além da Rodovia do Café, estão em andamento outras obras de ampliação da capacidade das rodovias do Anel de Integração. Há frentes de trabalho entre Mandaguaçu e Nova Esperança, onde a BR-369 está sendo duplicada. Também está em andamento a construção de nova pista entre Floresta e Campo Mourão, no Noroeste.
Está em execução, ainda, a duplicação entre Matelândia e o acesso a Ramilândia, no Oeste. Na região Central, o trabalho está concentrado entre Guarapuava e Relógio. E há também a obra entre Apucarana a Jandaia do Sul.
Outra melhoria no Anel de Integração é a duplicação da rodovia PR-407, que liga a BR-277 ao Litoral . Esta obra não estava prevista em contrato e foi incluída pela atual gestão. Em Foz do Iguaçu, a concessionária Ecocataratas assume as obras do viaduto da Avenida Paraná, que serão retomadas no início de abril.
Além das obras nas rodovias concessionadas, está sendo feita a duplicação entre Pinhais e Piraquara, com recursos próprios do Estado. Outra obra em fase final de acabamento é a nova trincheira em Francisco Beltrão, que traz mais seguranças para motoristas e pedestres da região.