Paraná sugere questões do trânsito ao Governo Federal 23/06/2015 - 15:20

O secretário-chefe da Casa Civil, Eduardo Sciarra, e o diretor-geral do Departamento de Trânsito do Paraná e presidente da Associação Nacional dos Detrans (AND), Marcos Traad, estiveram em Brasília nesta semana para discutir assuntos relacionados ao trânsito, logística e mobilidade urbana.

Recebidos pelo Ministro das Cidades, Gilberto Kassab, eles falaram sobre a necessidade de apoio aos municípios em ações permanentes de educação para o trânsito e sinalização viária, além de assuntos relacionados aos órgãos executivos de trânsitos dos Estados e do Distrito Federal.

“Os municípios, principalmente os de menor porte, têm dificuldades de organizar uma equipe, planejar, destinar orçamento. No Paraná, criamos em 2011 um convênio em que o Detran assume e auxilia a prefeitura, até que ela tenha condições de gerenciar o trânsito como um todo. Este modelo já gera o interesse de outros Estados e sugerimos ao Governo Federal que avalie a possibilidade de realizar algo semelhante”, explica Traad.

Segundo ele, outra preocupação é com a organização de ações permanentes de educação para o trânsito. “Os acidentes de trânsito estão entre as principais causas de mortes no país. Não podemos combater esta violência com atividades esporádicas”, completou. Para tanto, foi sugerida a organização, por parte do Denatran, da Escola Nacional de Trânsito, em articulação com Estados e municípios.

LEGISLAÇÃO: O grupo falou ainda sobre alterações recentes nas resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Entre elas, a prorrogação na implantação do Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos, o Siniav.

Nesta terça-feira (23), o Contran suspendeu as resoluções 511 e 512/2014, que mudava os modelos de documentos de habilitação e veículos, adicionando novos itens de segurança. O pedido partiu da AND, já que a norma deveria passar a valer em 1º de julho deste ano.

GALERIA DE IMAGENS