Paraná recebe visita do grupo técnico da Câmara Temática de Trânsito

29/01/2016 - 16:40

O Departamento de Transito do Paraná (Detran) participou do 7º Encontro do Grupo Técnico de Engenharia de Tráfego, Sinalização e Via que aconteceu nos dias 27, 28 e 29 de janeiro em Curitiba. A equipe, selecionada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), é formada por representantes de áreas ligadas ao trânsito de diversos estados. O objetivo da reunião é dar continuidade ao desenvolvimento do Manual Nacional de Sinalização Cicloviária.

O Contran fez a seleção dos integrantes do grupo levando em consideração as condições reais de cada localidade, também observando que a composição deve manter membros de órgãos municipais, estaduais e federais, para um melhor efeito na padronização da Sinalização Cicloviária.

“Primeiramente o grupo está buscando padronizar uma terminologia, pois o nosso código é do ano de 1998, ainda na introdução da questão de ciclistas e existem muitas coisas as quais devem ser atualizadas, pois elas já não estão suprindo. Por isso, precisamos da colaboração de todos os órgãos que tem ligação com o trânsito”, comenta a Coordenadora da Companhia de Engenharia de Trafego de São Paulo (CET), que está também coordenando o grupo técnico, Silvana Di Bella.

Para o diretor de Tecnologia e Desenvolvimento do Detran PR, Marco Aurélio a questão que envolve ciclistas, ciclo faixas e ciclovias ainda é muito individualizada pela importância que tem. “Esse é um trabalho inédito desenvolvido no Brasil, um tema que está sendo discutido no mundo inteiro, qual tem uma importância grande para nosso país. O fato do Detran PR estar colaborando para um projeto desse nível, nos deixa muito satisfeitos. Nossa contribuição com propostas e ideias, está sendo muito bem aceita pela equipe.”