Paraná apresenta sistema de Ensino Sem Distância à coordenadora do Denatran 27/04/2015 - 16:30

Um encontro para debater a qualificação de profissionais do trânsito e o uso da tecnologia de Ensino Sem Distância foi realizado nesta segunda-feira (27), em Curitiba, entre o diretor-geral do Departamento de Trânsito do Paraná, Marcos Traad, e a coordenadora-geral de Qualificação do Fator Humano no Trânsito do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Maria Cristina Hoffmann.

O objetivo da reunião foi apresentar o sistema de videoconfêrencia criado pelo órgão paranaense, que integra estúdios e telessalas em todo o Estado. "O modelo tem se destacado em todo país e pode ser replicado em outras localidades. Com aulas em tempo real, conseguimos oferecer treinamento de qualidade, capacitar servidores e realizar ações educativas", explicou Traad, que também é presidente da Associação Nacional dos Detrans (AND).

“A estrutura é maravilhosa e vai dar condições de atender o interior, será um sucesso. O sistema vai levar o conteúdo para as pessoas distantes e favorecer o ensino para os alunos”, elogiou Cristina.

De acordo com coordenadora do Denatran, cada estado possui sua metodologia, mas o caminho é qualificar a maior quantidade de profissionais possível. “Sou extremamente favorável a educação à distância e vejo que ela leva conteúdo e a possibilidade de mais pessoas se instruírem. Quanto mais pessoas puderem ter acesso à educação melhor, já que precisamos disseminar conteúdo”, ressalta.

O coordenador de Educação para o Trânsito, Juan Ramon Soto Franco, e o chefe da Escola Pública de Trânsito, Leonardo Napoli, ambos do Detran, também participaram da reunião.

ESD – Em operação desde junho de 2014, mais de 800 pessoas já foram capacitadas através do sistema de Ensino Sem Distância (ESD) da autarquia, que atualmente possui com 13 estúdios, sendo 11 na capital, um em Ponta Grossa e um em Cascavel. Ao todo, 47 telessalas foram construídas em todas as regiões do Estado.


O Detran já firmou parceria com outros órgãos do governo do estado para o uso da tecnologia, entre eles a Defesa Civil, a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Patrulha Escolar, Departamento Penitenciário (Depen) e secretaria de Estado da Fazenda.

GALERIA DE IMAGENS