Orientação aos alunos dos CFC Potencial e Alphaville, em Colombo 03/11/2014 - 15:10

Sobre a situação das autoescolas Potencial e Alphaville, em Colombo, o Departamento de Trânsito do Paraná esclarece que ambas empresas estão bloqueadas preventivamente por não cumprirem requisitos básicos de atendimento, lembrando que o Detran adota o mesmo procedimento sempre que necessário para todas as 950 autoescolas do Paraná.

Os alunos dessas empresas, se assim desejarem, podem solicitar a transferência para outro Centro de Formação de Condutores na unidade do Detran mais próxima.

As aulas práticas com presenças confirmadas serão reaproveitadas na nova autoescola, assim como as aulas teóricas, que são divididas em módulos, desde que constem como disciplinas concluídas no sistema do Detran.

No aspecto financeiro, a relação entre empresa e aluno é comercial. O Departamento orienta para que aqueles que foram lesados procurem o órgão de defesa do consumidor, o Procon, para recuperar os valores pagos pelos serviços não prestados, reiterando que a decisão de fechar as portas foi das empresas.

Para que o aluno faça uma boa escolha de CFC é necessário estar atento a alguns quesitos: analisar o Contrato de Prestação de Serviços antes de assiná-lo; verificar as dependências do CFC, em especial a sala de aula e material didático utilizados nos cursos; perguntar sobre o veículo de aulas práticas e se possível vê-lo. Também, durante o curso, verificar a regularidade dos instrutores, constatada através do porte obrigatório do crachá de identificação válido.

A autarquia salienta ainda que realiza fiscalizações constantes em todos os CFCs credenciados no Estado, sempre objetivando que os usuários recebam ensino de qualidade e, caso forem constatadas não conformidades, a empresa será bloqueada preventivamente.