Nova sede do Detran em São José dos Pinhais será construída 09/10/2014 - 11:50

A nova sede do Departamento de Trânsito do Paraná em São José dos Pinhais deve começar a ser construída nos próximos meses. O prédio ficará em um terreno de 7,5 mil m², com área de exame prático de direção, pátio de veículos apreendidos, salas para testes teóricos e cursos de reciclagem de motoristas infratores. O investimento previsto é de aproximadamente R$ 3 milhões.

“A atual sede é locada, com espaço inadequado para atender a demanda da cidade e sem pista para exame prático de direção. Hoje os candidatos a primeira habilitação ou mudança de categoria de CNH precisam se deslocar até Curitiba para realizar os testes. A nova sede, que será própria, vai trazer economia ao Estado e aos moradores, que farão todos os processos de veículo e habilitação na cidade”, explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

Com uma população de 200.521 habitantes e uma frota de quase 168 mil veículos, o pedido por uma unidade do Detran mais adequada à necessidade da cidade era antigo. “São José dos Pinhais cresceu, temos mais motoristas e mais carros nas ruas, principalmente com a chegada das indústrias automobilísticas ao município. Uma nova Ciretran marca a evolução da cidade”, avalia o prefeito Luiz Carlos Setim.

“É uma conquista importante que traz todos os serviços do Detran para a cidade e garante maior comodidade ao cidadão e melhor infraestrutura aos servidores do Departamento”, completa o vereador Luiz Paulo de Lima.

Hoje, a unidade do Detran em São José dos Pinais atende, em média, 100 mil pessoas todos os meses. De janeiro a gosto deste ano, foram realizados mais de 61 mil processos de veículos e cerca de 30 mil processos de habilitação.

OBRA: A construção será de reponsabilidade da Paraná Edificações e a empresa vencedora da licitação para execução é a Antuérpia Arquitetura e Construções Eireli. Ao todo, a área construída somará 1.276,20 m² e o cronograma de execuções é de 365 dias, a partir da Ordem de Serviço

“A Paraná Edificações vai acompanhar e fiscalizar o andamento da construção do início até a conclusão”, adianta o diretor administrativo financeiro da autarquia, Airton Sozzi Junior.

O novo prédio funcionará na rua Canuto M. de Araújo, esquina com a Rua Padre Léo Pientka, s/nº, no bairro Cidade Jardim.

SOLENIDADE: A assinatura da Ordem de Serviço da nova sede aconteceu na Associação Comercial e Industrial de São José dos Pinhais e contou com a presença do presidente da entidade, Adriano Derinievicz; do presidente do Sindicato dos Despachantes do Paraná, Everton Calamucci; presidente do Sindicato dos Proprietários de Centros de Formação de Condutores, Justino Rodrigues da Fonseca; chefe da Ciretran de da cidade, Edio da Silva Topanotti; secretários municipais, coordenadores e funcionários do Detran Paraná, proprietários de autoescolas e despachantes da Região.