Nota de esclarecimento 16/12/2014 16/12/2014 - 09:00

O atendimento foi normal em 68% das 101 unidades do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), na segunda-feira (15), mesmo com a greve dos servidores da autarquia. Em 30 Ciretrans, sedes regionais do órgão, o atendimento foi parcial, sem realização de exames de direção, ou com maior demora para realização de serviços.

Dos 967 servidores estatutários, cerca de 200 aderiram ao movimento grevista em todo o Estado, o equivalente a 20% do total. Funcionários extras, que trabalham na área administrativa ou em cidades com menor procura por serviços foram deslocados para as Ciretrans com maior demanda para dar apoio operacional. Os grupos deverão permanecer nas unidades até o dia 23 de dezembro, mesmo que a greve termine.

Em Maringá, a Ciretran e o posto descentralizado tiveram os atendimentos suspensos e, em Curitiba, os servidores do posto Hauer foram remanejados para o Tarumã, que oferece todos os serviços de veículos e habilitação. Nesta terça-feira (16), o posto central da Capital e a Ciretran em Maringá estão abertos para atendimento ao usuário.

Quem procurou a unidade do Detran em Curitiba demorou mais que o normal pelos serviços, mas conseguiu atendimento. Os 750 exames práticos de direção agendados foram realizados, com o mesmo número de examinadores que em dias normais: 18 servidores. As vistorias registraram procura 50% acima da média, pois foram concentradas em único local. Assim, o número de vistoriadores aumentou de quatro para seis. O total de atendentes foi mantido e mais de 580 pessoas foram recebidas para entrega e solicitação de documentos.

O Departamento reforça que o usuário pode utilizar os serviços online através do site xoops.celepar.parana/v3/detran2018 e dos terminais de autoatendimento, pelo Detran Fácil. São mais de 200 terminais distribuídos em Ciretrans e locais de grande circulação, como shoppings, mercados e prefeituras, em 165 cidades do Estado.

O atendimento telefônico gratuito 24 horas, inclusive aos sábados e domingos, continua. Quem precisa de informações sobre processos de veículos, habilitação e infrações pode ligar para o 0800 643 7373 a qualquer hora do dia e da noite.

Os cursos de reciclagem também devem ser mantidos. Vale lembrar que, além de serem ofertados no Detran, também é possível fazer as aulas nos Centros de Formação de Condutores credenciados. Além disso, as autoescolas também podem receber as CNH, o que antes era feito apenas nas unidades do Detran.

Candidatos que perderam os exames teóricos e práticos terão os testes remarcados, sem cobrança de nova taxa do Detran, basta procurar a Ciretran mais próxima.

Os serviços de veículos devem ser os menos prejudicados. Hoje, cerca de 85% deles, incluindo transferência, certidões e vistorias, já são feitos por despachantes. Vale lembrar que os despachantes, centros de formação de condutores, fabricantes de placas e clínicas médicas credenciadas atenderão normalmente.