Municípios participam de treinamento do Detran 12/04/2013 - 10:00

Terminou nesta terça-feira (9), em Curitiba, a primeira parte do treinamento oferecido pelo Departamento de Trânsito do Paraná aos diretores e servidores dos órgãos de trânsito das cidades paranaenses que aderiram ao convênio de municipalização de trânsito, criado pelo Governo do Estado em 2011. Nesta fase, participaram os representantes de Coronel Vivida, Castro, Medianeira, Santa Tereza do Oeste e Campo Mourão.

O objetivo é atender, principalmente, às necessidades das pequenas cidades, garantindo apoio técnico e auxilio operacional. “Este é um novo modelo de gestão, mais adequado, que funciona como uma parceria entre município e o Detran Paraná. Com isso, conseguimos viabilizar o funcionamento e permitir a organização de um cronograma que dê suporte para que os custos da prefeitura sejam programados”, conta o diretor-geral do Departamento, Marcos Traad.

Segundo Traad, além do suporte e da assessoria direta das equipes do Detran para implantação do órgão municipal de trânsito, a autarquia estadual assume parte das atribuições inerentes ao município por um prazo mínimo de 60 meses. “Percebemos que muitas cidades ainda não têm o transito municipalizado por falta de estrutura e orçamento próprio”, completou ele.

Para o diretor do órgão de trânsito de Campo Mourão, Nelson João Casarolli, o apoio do Detran foi essencial. “Com o treinamento recebido poderemos entrar em operação de forma efetiva. É uma segurança para o gestor e quem sai ganhando é a população”, disse.

“Esse convênio é muito importante porque mostra que a municipalização de trânsito não é uma forma da cidade arrecadar dinheiro. Trata-se de educação para o trânsito, sinalização e segurança dos pedestres e motoristas. É uma questão de melhoria na qualidade de vida dos cidadãos”, destacou o servidor Eliseu Antunes Ferreira, de Coronel Vivida.

SEMINÁRIO: O Detran deve realizar um novo seminário sobre o tema em outubro. A intenção é apresentar a modalidade de convênio e debater as dificuldades da municipalização com os prefeitos e presidentes de câmaras de vereadores eleitos em 2012. A programação vai contar com palestras e mesas de debate e será construída em parceria com o Conselho Estadual de Trânsito (Cetran).