Modelo de gestão do Detran Paraná é inédito no Brasil 21/10/2014 - 15:50

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) realiza nesta quarta-feira (22) mais uma etapa do modelo de decisão racional adotado pela autarquia, que garante que cargos gerenciais sejam ocupados por servidores estatutários. Embora a designação dos servidores seja de livre nomeação e exoneração do diretor-geral, o Detran optou que a investidura nas funções seja feita com base em critérios técnicos. São 225 vagas em todas as 101 unidades do Detran no Estado e na sede administrativa em Curitiba.

As Funções Comissionadas de Confiança, conhecidas pelos funcionários como FCC, estão previstas na Lei Estadual 17.075, de janeiro de 2012 e são parte do projeto de realinhamento interno da autarquia. “Somos o primeiro órgão público do Paraná e do Brasil, a realizar um processo neste formato. A orientação veio do governador Beto Richa, para melhorar a qualidade do trabalho e valorizar os servidores. Com isso, teremos uma instituição mais forte e um melhor atendimento ao usuário”, explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

Segundo ele, o modelo de decisão racional é pensado na busca pela eficiência e isonomia, de forma que as rotinas de trabalho não sofram interferências políticas a cada quatro anos. “Desde 2011, o Detran passa por um processo de mudanças estruturais, construído com a participação dos funcionários. Para as FCC analisamos critérios técnicos e de desempenho. Como a função é gerencial, o servidor deve ter habilidade de liderança, ser cooperativo, responsável e pró ativo”, revela.

ETAPAS: Em abril de 2012 foi lançado o primeiro edital para os interessados ocuparem as 225 posições abertas. Agora, o processo passa por uma nova etapa, de mobilidade. Assim, a avaliação também levará em conta o desempenho funcional dos servidores aprovados para o FCC anteriormente e permitirá que outros servidores conquistem os cargos.

PROVAS: No domingo (19), 386 candidatos às vagas nas Ciretran fizeram a avaliação. Nesta quarta-feira (22), realizam o exame 127 servidores que concorrem às vagas para as coordenadorias. Depois das provas de conhecimento técnico, os funcionários passam ainda por avaliação de formação profissional, títulos, assiduidade no trabalho e trajetória funcional. Todos os servidores efetivos, com no mínimo um ano de serviço no Detran, podem participar.

Ao todo, foram 513 candidatos inscritos para as provas, que acontecem simultaneamente em Curitiba, Londrina, Maringá, Guarapuava, Cascavel, Umuarama, Jacarezinho e Francisco Beltrão.

De acordo Adilson Pieczykolan, servidor em Curitiba e candidato à vaga de supervisor de Ciretran, a prova de domingo foi uma oportunidade importante. “É uma chance de ter um cargo melhor, que antes não chegava a todos os servidores. Agora todos podem participar e é escolhido quem estiver melhor preparado”, afirma.

Para a servidora do Detran em Londrina, Renata Aguiar de Lima, a avaliação cobra principalmente bom atendimento ao público. “Tudo que caiu na prova faz parte do nosso dia a dia na Ciretran, o atendimento ao usuário. Também é preciso ter conhecimento sobre resoluções do Contran, do Denatran, e situações que envolvem o relacionamento interpessoal”, avalia.

GALERIA DE IMAGENS