Menos de 20% dos servidores do Detran estão em greve 20/02/2015 - 16:16

Hoje a autarquia conta com 586 estatutários trabalhando, mais de 62% do total, e 232 funcionários comissionados. Apesar de problemas pontuais em algumas cidades do Interior, o Detran está funcionando e atendimento é tranquilo na maioria das unidades.

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) contesta a afirmação do Sindicato dos Servidores do órgão (Sisdep) de que 80% da categoria aderiu ao movimento grevista que entra nesta sexta-feira (20) no terceiro dia. Dos 960 servidores estatutários da autarquia, apenas 208 – menos de 20%, não registraram a folha ponto e estão em greve. Outros 157 funcionários estão em férias ou licença.

Hoje a autarquia conta com 586 estatutários trabalhando, mais de 62% do total, e 232 funcionários comissionados. “Apesar de problemas pontuais em algumas Ciretrans do Interior, o Detran está funcionando. A exemplo do que já aconteceu no final do ano passado, quando, mesmo com a paralisação de alguns servidores, atingimos número recorde de processos de veículos, com 126,6 mil atendimentos concluídos”, conta o diretor-geral da autarquia, Marcos Traad.

“O Sisdep tem apresentado à imprensa um número de mil novos servidores necessários para manter o atendimento, mas não temos nenhum estudo ou relatório que corrobore com essa informação”, explica.

FUNCIONAMENTO: A Assessoria Operacional do Detran tem registrado denúncias de ameaças e intimidações aos servidores que não aderiram ao movimento. Os grevistas também não estariam cumprindo o mínimo de 30% do atendimento e os serviços considerados essenciais.

O atendimento está prejudicado nas unidades do Departamento em Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Rolândia, Ponta Grossa, Cascavel, Toledo, Araucária e Pato Branco.

Servidores da Capital e de outras unidades serão deslocados para as cidades em que a situação está mais crítica e devem reforçar o atendimento a partir de segunda-feira (23).

DÚVIDAS: O Detran esclarece que nenhum usuário terá prejuízo financeiro por exames práticos ou teóricos não realizados no período de greve. Todos os testes agendados e não atendidos serão remarcados administrativamente, sem custos. Os recursos de infrações de competência do Detran e as transferências de veículos cujos prazos vençam terão as datas postergadas, de acordo com os dias parados.

Todos os cursos de reciclagem agendados para os próximos dias serão realizados normalmente. Devido à insegurança quanto à presença dos instrutores que aderiram ao movimento grevista, a autarquia realizou um levantamento através do web ponto de todos os docentes e, tendo confirmado aqueles que não estão trabalhando e aderiram à paralização, substituiu alguns instrutores.

A medida de precaução foi adotada tendo em vista que se trata de serviço previamente agendado e, sendo assim, o Departamento não poderia correr o risco de que as aulas não fossem realizadas. A Coordenadoria de Educação para o Trânsito do Departamento revisou a escala de cursos e as aulas serão mantidas, sem prejuízo aos usuários.

Os serviços online, oferecidos pelo sistema Detran Fácil e a emissão automática da CNH definitiva serão feitos normalmente. Os serviços de veículos devem ser os menos prejudicados. Hoje, cerca de 85% deles, incluindo transferência, certidões e vistorias, já são feitos por despachantes. Despachantes, centros de formação de condutores, fabricantes de placas e clínicas médicas credenciadas atendem normalmente.



GALERIA DE IMAGENS