Jovem pode tirar carteira de motorista a partir de curso na escola de ensino médio 15/04/2008 - 15:20

Detran/PR será o primeiro a implantar nas escolas do Paraná a resolução do Contran que prevê a oferta do ensino teórico para a primeira habilitação

Os jovens paranaenses poderão ingressar com o processo para obter a carteira de motorista no ensino médio, antigo II Grau, sem precisar fazer as aulas teóricas nos Centros de Formação de Condutores (auto-escolas). O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) pretende implantar, ainda este ano, nas escolas públicas e particulares de ensino médio, as disciplinas de formação teórica-técnica do processo de formação de condutores, como atividade extracurricular.

“Assim, qualquer aluno com 18 anos e que tenha freqüentado o curso, pode dar início ao processo da primeira habilitação e obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), após ter feito essas 90 horas de aula”, adianta o diretor geral do Detran/PR, coronel David Antonio Pancotti.

A inclusão da oferta do curso teórico técnico de trânsito nas grades de disciplinas das escolas está prevista na Resolução 265 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e o Paraná deve ser um dos primeiros estados a implantá-la. De acordo com a coordenadora de Educação de Trânsito do Detran/PR, Maria Helena Mattos, a implantação do novo sistema depende somente de algumas definições junto às escolas. “Estamos nos reunindo com os representantes das escolas públicas, Sindicato das Escolas Particulares (Sinepe) e planejando como o curso será oferecido, pois alguns pontos dependem de ajustes que vão desde a infra-estrutura das escolas até a formação dos professores que, a princípio, deve ser feita pelo Detran/PR”, afirma Maria Helena.

“A vantagem não vai ser somente para o aluno, mas para toda sociedade, pois teremos um motorista mais preparado circulando pelas nossas ruas. Hoje, são apenas 30 horas teóricas que os candidatos à primeira habilitação cursam nos Centros de Formação de Condutores, e depois da adoção desta resolução passaremos a ter um curso com 90 horas, no mínimo, podendo chegar a 120 horas”, diz Pancotti.

Essas noventa horas-aula presenciais podem ser distribuídas eqüitativamente durante os três anos do ensino médio, ou durante os últimos dois anos. Na carga horária estão previstas entre 12 e 36 horas de Legislação de Trânsito; entre 8 e 24 horas de direção defensiva; entre 4 e 12 horas de noções de primeiros socorros; entre 4 e 12 horas de noções de proteção e respeito ao meio ambiente e de convívio social no trânsito; e entre 2 e 6 horas de noções sobre o funcionamento de veículo de 2 e 4 rodas.

Clique aqui para conferir a Resolução 265 do Contran!

Assessoria de Imprensa