Excesso de carga em motocicleta provoca maior instabilidade 16/05/2016 - 09:09
Pilotar uma moto com excesso de peso traz sérios riscos para a segurança do trânsito, uma bagagem a mais pode fazer toda a diferença e colocar em perigo a vida do condutor e de outros motoristas. Um dos principais motivos pelo qual a legislação proíbe o excesso de carga em motocicleta, é o desequilíbrio do veículo que esta ação provoca. Além disso, não respeitar o limite de peso reduz a vida útil das peças, como tração, freios e pneus.
“O peso de bagagem e acessórios devem ser distribuídos da maneira mais nivelada possível em ambos os lados da motocicleta para minimizar o desequilíbrio ou instabilidade. É fundamental que o peso total do condutor, do passageiro, dos acessórios e da bagagem não excedam o limite máximo de carga”, orienta o diretor-geral do Departamento de Trânsito do Paraná, Marcos Traad.
Para evitar a possibilidade de acidente, é bom estar atento em relação a cilindrada da moto, pois, quanto mais baixa ela for, menor é o peso suportado.Por exemplo, uma motocicleta de 50 cilindradas suporta cerca de 90 kg, já no caso de 100 à 150 cilindradas, estima-se que o peso suportado é de 166kg.
“É importante verificar se os acessórios e as bagagens estão firmemente presos na motocicleta antes de pilotar, pois o deslocamento dos pesos podem criar um desiquilíbrio repentino”, complementa Traad.
CAMPANHA - Para chamar a atenção para a prevenção de acidentes e redução do número de vítimas no trânsito, o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) criou uma estratégia diferente. Como parte das ações do movimento Maio Amarelo, a autarquia criou 31 pequenas campanhas publicitárias, com duração de um dia cada uma, sobre atitudes que podem fazer a diferença.
Nesta segunda-feira (16), o alerta é para o motociclista que pilota com carga incompatível. Assista o vídeo, inspirado em fatos, no site DETRAN
Acompanhe a campanha:
DETRAN
www.youtube.com/user/imprensadetranpr
www.facebook.com/DetranPR/
twitter.com/detran_pr
“O peso de bagagem e acessórios devem ser distribuídos da maneira mais nivelada possível em ambos os lados da motocicleta para minimizar o desequilíbrio ou instabilidade. É fundamental que o peso total do condutor, do passageiro, dos acessórios e da bagagem não excedam o limite máximo de carga”, orienta o diretor-geral do Departamento de Trânsito do Paraná, Marcos Traad.
Para evitar a possibilidade de acidente, é bom estar atento em relação a cilindrada da moto, pois, quanto mais baixa ela for, menor é o peso suportado.Por exemplo, uma motocicleta de 50 cilindradas suporta cerca de 90 kg, já no caso de 100 à 150 cilindradas, estima-se que o peso suportado é de 166kg.
“É importante verificar se os acessórios e as bagagens estão firmemente presos na motocicleta antes de pilotar, pois o deslocamento dos pesos podem criar um desiquilíbrio repentino”, complementa Traad.
CAMPANHA - Para chamar a atenção para a prevenção de acidentes e redução do número de vítimas no trânsito, o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) criou uma estratégia diferente. Como parte das ações do movimento Maio Amarelo, a autarquia criou 31 pequenas campanhas publicitárias, com duração de um dia cada uma, sobre atitudes que podem fazer a diferença.
Nesta segunda-feira (16), o alerta é para o motociclista que pilota com carga incompatível. Assista o vídeo, inspirado em fatos, no site DETRAN
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