Escola Pública de Trânsito realiza série de palestras em 56 municípios 23/07/2015 - 15:26
A Escola Pública de Trânsito, vinculada ao Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), realiza uma série de palestras e capacitação em 56 municípios, por meio do ensino a distância. “Comportamento Defensivo” e “Terceira Idade e Trânsito” são alguns dos temas tratados nos eventos, que se destinam a motoristas em geral, pessoas idosos, aos jovens e servidores públicos.
“Esse modelo de ensino tem se destacado em todo país e pode ser replicado em outras localidades”, explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad. “Com aulas em tempo real, conseguimos oferecer treinamento de qualidade, capacitar servidores, além de realizar ações educativas e orientações”, diz ele.
Em Jacarezinho, no Norte Pioneiro, foi realizado na semana passada o treinamento sobre comportamento defensivo aborda situações de risco em que motoristas e pedestres podem se submeter durante um trajeto, antecipando condutas de segurança a fim de evitar acidente. O curso foi oferecido a agentes de trânsito de Maringá e colaboradores do Sesc.
A palestra sobre terceira idade e o trânsito foi ministrada, neste mês, nas cidades de Iporã, Jacarezinho e Laranjeiras do Sul. Neste tema são abordados os perigos do trânsito para quem se encontra na melhor idade e explica quais atitudes devem ser tomadas a fim de prevenir possíveis acidentes.
ANSIEDADE - Aos jovens, a Escola Pública de Trânsito oferece uma palestra gratuita de 40 minutos que tem como objetivo reduzir a ansiedade e controlar o medo do exame prático. As palestras estão disponíveis em todas as telessalas do Estado.
O agendamento do projeto “Galera, passei! ” deve ser feito nos Centros de Formação de Condutores ou nas unidades do Departamento. Em um mês, 700 jovens foram orientados antes de realizar o exame prático de direção.
AGOSTO AZUL – Em agosto, a palestra sobre a saúde do homem relacionada ao trânsito será ministrada em comemoração ao “Agosto Azul” – mês dedicado à conscientização dos homens sobre prevenção de doenças.
Participam os profissionais da saúde de diversas regiões do Estado, que vão realizar abordagens aos motoristas explicando sobre os riscos de associar bebida e direção e comportamentos adotados em ruas e avenidas.
SENSIBILIZAÇÃO - Na semana passada, uma palestra foi realizada com as diretoras e coordenadoras pedagógicas de Laranjeira do Sul. Através da telessala, a conversa teve foco na sensibilização nas questões de trânsito e segurança, além de contextualizar as questões legais estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro e pela lei de Diretrizes da Educação, no que diz respeito a educação de trânsito na pré-escola e no ensino fundamental.
A iniciativa é para desmistificar o trabalho educativo em sala de aula sobre o tema, não como uma disciplina, mas sim como uma atividade transversal aos conteúdos nacionais estabelecido. As palestras serão estendidas aos demais municípios.
ESCOLA DE TRÂNSITO - A Escola Pública de Trânsito é um espaço aberto aos órgãos de governo para capacitação de seus servidores. Através da tecnologia, a Defesa Civil, a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Patrulha Escolar, Departamento Penitenciário (Depen), Polícia Civil e secretaria de Estado da Fazenda já capacitaram os funcionários.
Em operação desde junho de 2014, mais de 6.500 pessoas já foram capacitadas através do sistema de Ensino Sem Distância (ESD) da autarquia, que atualmente conta com a estrutura de 15 estúdios, sendo 10 na capital, e os demais em Ponta Grossa, Cascavel, Umuarama, Sarandi e Londrina, além de 55 telessalas.