Empresas podem conhecer projeto dos pátios veiculares integrados 14/04/2015 - 17:00

As empresas que quiserem conhecer o novo projeto de concessão dos Pátios Veiculares Integrados – que propõe a padronização dos locais onde hoje ficam os veículos apreendidos e recolhidos no Estado – poderão participar do circuito de apresentações, em 15 e 17 de abril, em Curitiba. Além de apresentar o projeto a representantes do setor privado, o encontro tem o objetivo de receber sugestões de empresários para aprimoramento da proposta.

A ação é realizada pela Secretaria do Planejamento e Coordenação Geral, por meio da Coordenação de Parcerias Público-privadas, em parceria com o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran). As apresentações serão no Palácio das Araucárias, no Centro Cívico, e as empresas que quiserem participar devem se inscrever previamente e agendar horário por e-mail ou telefone.

De acordo com o chefe da Coordenação de Parcerias Público-privadas, Elton dos Anjos, o projeto visa aumentar a eficiência e a qualidade dos serviços prestados à população ao propor a concessão da remoção, guarda, depósito, vistoria, liberação e preparação do leilão dos veículos apreendidos ou recolhidos no Paraná. Outras metas são a desocupação e a recuperação ambiental das áreas atuais dos Pátios Veiculares pertencentes ao Estado.

Segundo o diretor-geral do Detran Paraná, Marcos Traad, a preocupação do governo estadual é encontrar uma solução rápida, eficaz e definitiva para os pátios. "Resolver esta questão é uma prioridade. O Estado quer modernizar os serviços nesta área o mais breve possível. Hoje, além da guarda de veículos propriamente dita, existem problemas de depreciação dos bens, de impactos ao meio ambiente e, principalmente, problemas de saúde pública, como a possibilidade de focos do mosquito da dengue".

Atualmente, há 542 pátios no Paraná e os serviços de remoção, guarda e restituição de veículos são feitos de forma descentralizada por seis órgãos – Detran, Ciretran, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Militar Rodoviária e Departamento de Estradas e Rodagem (DER).

NA PRÁTICA – O projeto prevê uma redução do número de pátios para, no mínimo, 33 unidades em todo Estado, o que representa uma redução de 91% em relação à quantidade atual, além da consolidação de uma área total de aproximadamente 153 hectares distribuídos pelo Paraná. O prazo de concessão é de 25 anos.

O modelo de concessão propõe ainda um sistema de informação, vigilância e monitoramento de alta qualidade, conectado ao banco de dados do Detran que, segundo Elton dos Anjos, trará diversos benefícios para a sociedade e para o Estado. Os pátios contarão com 100% de tratamento ambiental para o solo e serão responsáveis pela recuperação ambiental dos atuais pátios.

O circuito de apresentações visa contribuir para o projeto em elaboração, com o ponto de vista do mercado. Serão apresentados os conceitos, os objetivos, as premissas, os números gerais e as expectativas positivas econômico-financeiras para o Estado e para o Parceiro Privado.