Em parceria com a Ecovia, Detran-PR leva alunos de Pinhais para aprender sobre o trânsito na minipista 28/03/2019 - 15:00

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), junto com o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, fez uma parceria com a concessionária Ecovia Caminho do Mar S/A e com a Secretaria Municipal de Educação de Pinhais, para levar cerca de três mil alunos de escolas municipais para aprender sobre o trânsito no projeto “Conhecendo o Detran e o BPTran”, utilizando a minipista da concessionária localizada em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba.

No primeiro dia do projeto com esta parceria, nesta quarta-feira (28), 30 alunos da Escola Municipal Antônio Zielonka participaram.

A minipista possui ruas, calçadas e ciclovias, e utiliza carros elétricos, bicicletas e cadeira de rodas, envolvendo as crianças em uma atividade dinâmica de interação que possibilita o trabalho educativo de trânsito com situações reais de segurança, legislação, ética e cidadania.

Para o diretor de gestão de pessoas do Detran-PR, Marinho Guimarães, a educação sobre o trânsito precisa ser trabalhada com crianças, desde pequenos. “As crianças acabam se tornando ‘fiscalizadoras’ dos pais e chamando a atenção quando estes cometem alguma infração. E se aprendem quando crianças, acredito que dificilmente se tornam infratores quando adultos”, comenta.

Esta ação contemplará alunos do 3o ano do ensino fundamental, todas as quartas-feiras nos períodos da manhã e à tarde. Primeiramente, os alunos são apresentados à Ecovia, depois passam por uma aula de segurança no trânsito ministrada pelo Detran e BPTran e finalizam com atividades práticas na minipista.