Diretor-geral do Detran marca presença em encontro de Segurança no Trânsito 10/02/2017 - 17:00

O diretor-geral do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) que também é presidente da Associação Nacional dos Detrans (AND), Marcos Traad, participou nesta sexta-feira (10) do encontro da Associação Nacional dos Postos de Ensaio de Cronotacógrafos (Anpeci), em Curitiba. Objetivo do evento foi debater questões de segurança no trânsito, integrar as autoridades de diversos órgãos e exigir maior controle sobre equipamentos de segurança de uso obrigatório.

O cronotacógrafos, também conhecidos como tacógrafos foi o principal item discutido no evento. O instrumento de segurança que mede a velocidade e o tempo de viagem é obrigatório pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para veículos que realizam condução escolar, transporte de passageiros com ou mais de 10 lugares e os de carga com peso bruto total superior a 4536 kg.

Ele deve ser verificado a cada dois anos para manter a integridade das informações registradas.

“Os cronotacógrafos registram instantaneamente a operação dos veículos, como o tempo de direção e descanso dos motoristas, as distâncias dos trajetos e impactos sofridos em freadas bruscas. O aparelho instalado ajuda inibir comportamentos imprudentes dos motoristas e, ainda, contribui para análise em caso de acidentes de trânsito”, explica Traad.

Na ocasião, os representantes da Anpeci solicitaram que a Associação Nacional dos Detrans analise a possibilidade colocar como critério para obtenção do licenciamento, aferição dos tacógrafos por empresas credenciadas pelo Inmetro.

“Periodicamente, realizamos reuniões em diferentes Estados do Brasil. Voltamos ao Paraná e especificamente em Curitiba pela referência de organização. A parceria entre o público e o privado é importante porque empoderam as ações de prevenção de acidentes de trânsito”, aponta o presidente da Anpeci, José Augusto Basso Junior.

AUTORIDADES -
Além do Departamento, entre outras instituições presentes no evento estavam Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Paraná (Ipem/pr) e Polícia Rodoviária Federal.



GALERIA DE IMAGENS