Detrans pedem que trânsito seja incluído na base curricular de ensino 15/09/2016 - 13:16

A Associação Nacional dos Detrans, representando os 27 Departamentos Estaduais de Trânsito do Brasil, pediu ao Ministério da Educação maior destaque ao tema trânsito no sistema de ensino brasileiro e a inclusão de assuntos voltados à educação para o trânsito na Base Nacional Comum Curricular. Representantes da AND estiveram em Brasília, na tarde desta quarta-feira (14), para reunião com o ministro José Mendonça Bezerra Filho.

“Abordar o tema nas escolas, de forma ampla e contínua, é urgente. Os Detrans entendem que é preciso trabalhar o trânsito como espaço de convivência social e com transversalidade, ou seja, conversando com as disciplinas como estatística, geografia, matemática, física, português”, destacou o presidente da AND e diretor-geral do Detran Paraná, Marcos Traad.

Somente em 2014, quando foram divulgados os últimos levantamentos do DATASUS, pelo Ministério da Saúde, foram registradas 43.780 vítimas fatais nas ruas e estradas brasileiras. Com isso, o país ocupa hoje a quarta colocação no ranking mundial de mortes no trânsito.

“Não há dúvidas sobre a relevância do tema. Vamos colocar o representante do MEC à disposição dos Detrans junto ao Conselho Nacional de Trânsito. Corroboro com a ideia da transversalidade para abordar o assunto nas mais diversas matérias”, explicou o ministro.

“O próprio Código de Trânsito Brasileiro, no artigo 76, prevê a promoção da educação para o trânsito desde a pré-escola, por meio de planejamento e ações coordenadas entre órgãos e entidades dos Sistema Nacional de Trânsito e de Educação, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, nas respectivas áreas de atuação”, lembra Luiz Miranda, assessor do Detran Pará.



GALERIA DE IMAGENS