Detran vai avaliar desempenho de funcionários comissionados 05/08/2013 - 09:40

A partir deste mês, os funcionários do Departamento de Trânsito do Paraná que ocupam cargos em comissão e funções comissionadas de confiança vão participar de um processo de avaliação inédito na autarquia. A medida, prevista no processo de realinhamento institucional lançado em 2011, vai identificar necessidades e possibilitar melhorias e intervenções de gestão.

Cada servidor fará uma auto avaliação, na qual atribuirá uma nota de 1 a 4 para o seu desempenho nas atividades diárias, relacionamento interpessoal e responsabilidade, por exemplo. Ao mesmo tempo, será avaliado por seu chefe imediato em quesitos diretamente ligados às funções que realiza e ao cargo que ocupa.

“Nosso objetivo é ter uma ferramenta de gestão que nos auxilie no acompanhamento constante dos nossos funcionários, para aprimorar sempre mais os serviços prestados aos cidadãos paranaenses”, destaca o diretor-geral do Departamento, Marcos Traad.

Segundo ele, a participação é obrigatória e o processo incluirá todos os cargos de chefia. “Os supervisores, por exemplo, serão avaliados pelos chefes de Ciretrans que, por sua vez, serão avaliados pelo Assessor de Assuntos Operacionais. Este, então, será avaliado pelo diretor de Operações, que passará pelo mesmo processo com o diretor-geral. Por fim, o próprio diretor-geral se submete a avaliação do Secretário de Estado de Segurança Pública. Isto vale para todas as diretorias, áreas, assessorias, setores e divisões”, explica Traad.

Na próxima segunda-feira (5), os links com os questionários começam a ser enviados por email. Os servidores terão até dia 20 de agosto para preencher o formulário, que só será visualizado pela chefia direta e pela Coordenadoria de Recursos Humanos.

Segundo o diretor de Recursos Humanos, Nelson Lambach II, uma das principais preocupações ao estabelecer os parâmetros da avaliação foi com a confiabilidade do processo. “As respostas são sigilosas e a avaliação é exclusiva do servidor. Ela deve ser feita no computador da unidade que ele normalmente utiliza, tendo a Coordenadoria de Gestão de Informação o controle e o monitoramento dos acessos e IPs”, conta.

FCC- As Funções Comissionadas de Confiança, criadas em 2011, são postos gerenciais ocupados exclusivamente por funcionários estatutários. Para isso, o servidor participa de uma avaliação da chefia, currículo, cursos realizados, presença em serviço, entre outros.


GALERIA DE IMAGENS