Detran tem atendimento normal em Curitiba e reforça serviços no interior 19/02/2015 - 16:02

O atendimento no Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) segue normal nas unidades nos bairros Tarumã, Hauer e Centro, em Curitiba, nesta quinta-feira (19). No interior, o atendimento está comprometido nas unidades de Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Rolândia, Ponta Grossa, Cascavel, Toledo, Araucária e Pato Branco.

Dos 960 funcionários estatutários lotados em 101 unidades do Detran, 230 não compareceram ao trabalho nesta quinta-feira. Servidores de Curitiba e de outras unidades serão deslocados para essas cidades para reforçar o atendimento a partir de segunda-feira (23).

ATENDIMENTO NORMAL - Na sede do bairro Tarumã, em Curitiba, quem passou pela prova teórica e prática de direção não teve problemas nem enfrentou atrasos. A estudante Thainá Santos Perez, de 19 anos, foi atendida com antecedência. “Eu cheguei um pouco antes do horário, como recomendado, e fui surpreendida ao ser atendida 13 minutos antes do programado. Foi muito bom”, conta Thainá.

A bancária Luciana Vieira, de 25 anos, que tenta pela segunda vez o teste prático de direção, trouxe os pais para acompanha-la. A família elogiou o atendimento. “Nós achávamos que o atendimento iria demorar mais do que o normal, no entanto, foi tudo tranquilo e dentro do horário”, conta a mãe da candidata, Regina Cunha.

REAGENDAMENTO - Todos os testes agendados e não atendidos, se necessário, serão remarcados administrativamente, sem custos extras. O mesmo vale para os recursos de infrações de competência do Detran e as transferências de veículos.

Das 30 turmas de cursos de reciclagem para motoristas infratores, agendados para este fim de semana, apenas três devem ser canceladas: Campo Mourão, Cianorte e Irati. Os alunos podem remarcar as aulas diretamente nas Ciretrans, sem cobrança de novos valores. Vale lembrar que, além de serem oferecidos no Detran, também é possível fazer os cursos nos Centros de Formação de Condutores credenciados.

Os serviços online, oferecidos pelo sistema Detran Fácil e a emissão automática da CNH definitiva estão sendo feitos normalmente. Despachantes, centros de formação de condutores, fabricantes de placas e clinícas médicas credenciadas atendem normalmente.

QUATRO ANOS DE AVANÇOS PARA OS SERVIDORES DO DETRAN

1.Criação das Funções Comissionadas de Confiança

Em 2011, o Detran adotou um modelo de decisão racional, que garante que cargos gerenciais sejam ocupados por servidores estatutários. Embora a designação dos servidores seja de livre nomeação e exoneração do diretor-geral, o Detran optou que a investidura nas funções seja feita com base em critérios técnicos. São 225 vagas em todas as 101 unidades do Detran no Estado e na sede administrativa em Curitiba.

As Funções Comissionadas de Confiança, conhecidas pelos funcionários como FCC, estão previstas na Lei Estadual 17.075, de janeiro de 2012, e são parte do projeto de realinhamento interno da autarquia. O Detran é primeiro órgão público do Paraná e do Brasil a realizar um processo neste formato.

2. Aumento de 60% nos encargos especiais

Os servidores do Departamento têm remunerações adicionais que são somadas ao salário, de acordo com suas atividades. São Encargos Especiais, Atividades em Banca Examinadora de Trânsito, Aulas de Cursos de Reciclagem de Motoristas Infratores, entre outras. Em janeiro de 2013, a gratificação de encargos especiais foi transformada em Lei, teve reajuste histórico de 60%, passando de R$ 500,00 para R$ 800,00 e foi incorporada na aposentadoria dos funcionários. No ano passado, a gratificação de encargos especiais teve um reajuste de 6,28%, chegando a R$ 905,42

3. Descompatibilização da Girce/Gebet

A diretoria do Detran descompatibilizou a Gratificação pelo Exercício de Encargos de Instrutor de Curso de Reciclagem para Condutores Infratores (Girce) e da Gratificação pelo Exercício de Encargos de Membros da Banca Examinadora de Trânsito – GEBET. Agora os servidores do Detran já podem executar e receber pelas duas funções. A mudança, além de beneficiar os funcionários, aumenta o quadro de instrutores e examinadores disponíveis nas Ciretran, melhorando o atendimento aos cidadãos paranaenses.

4. Cursos

Os servidores estatutários do Detran que quiseram incluir ou alterar a categoria da Carteira Nacional de Habilitação para atuar nas bancas de exame prático de direção tiveram seus cursos pagos pelo próprio Departamento. O Governo do Estado investe cerca de R$ 950 mil nas aulas. O objetivo é aumentar o número de examinadores, principalmente para as categorias pesadas. Por isso, o benefício é exclusivo para funcionários que já trabalhem ou desejam trabalhar como examinadores de trânsito.

No ano passado, 120 funcionários foram formados no curso de examinador e vistoriador organizado pela Coordenadoria de Recursos Humanos. Outros 193 funcionários, entre servidores do próprio Detran e servidores das prefeituras que atuam em postos conveniados com o Departamento, foram capacitados em cursos de Vistoria Veicular pela Assessoria Operacional.

5. Melhores condições de trabalho

Foram investidos mais de R$ 12 milhões em reformas e reparos nas Ciretrans, que não recebiam qualquer tipo de benfeitorias havia décadas. Além disso, todos os computadores foram trocados, assim como os sistemas de informações e os veículos usados para deslocamento dos servidores em serviço.

Com relação ao número de estatutários, o Governo do Paraná nomeou 32 novos servidores para o Detran em 2012. A autarquia conta hoje com 960 servidores de carreira e investe em tecnologia para que eles não sejam sobrecarregados com serviços que podem ser realizados pelo próprio usuário sem sair de casa. O Detran Fácil, que funciona pela internet e nos terminais de autoatendimento, já tirou 1,7 milhão de pessoas dos balcões de atendimento.

O sistema online, lançado em 2011, diminui a burocracia nos processos e reduz pela metade o tempo de espera em algumas unidades da autarquia. As pessoas deixam de deslocar até uma sede física do Departamento e, com isso, os funcionários podem atender com mais agilidade os usuários que dependem de atendimento presencial.

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