Detran responde dúvidas frequentes de usuários 23/04/2014 - 15:30
Todos os meses, o Departamento de Trânsito do Paraná recebe cerca de 30 mil ligações de usuários com perguntas sobre processos de veículos, habilitação e infrações. Algumas dúvidas são tão comuns que o Detran preparou uma série de matérias para explica-las. Assim, fica ainda mais fácil conhecer a autarquia e o passo a passo para realizar os serviços.
“Neste ano, recebemos até 2 mil perguntas por dia na nossa Central Telefônica, no número 0800 643 7373. Algumas questões se repetem e os temas recorrentes indicaram que precisamos dar ainda mais transparência aos assuntos e estar mais próximos do cidadão”, explica o diretor-geral do Departamento, Marcos Traad.
Além de responder aos questionamentos dos usuários, os textos vão mostrar o passo a passo de cada procedimento. Os temas foram escolhidos com base em um levantamento dos 10 assuntos mais procurados no tele atendimento do Detran.
DÚVIDAS: As questões relacionadas ao recebimento do licenciamento do veículo e da carteira de habilitação são as mais recebidas. Só no primeiro trimestre de 2014 foram quase 21 mil perguntas sobre emissão e localização da postagem.
“As pessoas podem consultar o status do AR, o Aviso de Recebimento, no site dos Correios. No site do Detran e nos terminais de autoatendimento também é possível fazer a consulta, pelo Renavan do veículo e número do processo da habilitação”, conta Traad.
Vale lembrar que os documentos só são emitidos se não houver pendencias de pagamento ou bloqueios. O prazo para entregas é de 5 a 10 dias e é preciso manter o endereço sempre atualizado no banco de dados do Departamento.
LISTA: Em segundo lugar no ranking dos assuntos que mais geram perguntas de usuários está a Renovação da CNH. O tema engloba a renovação automática, via Detran Fácil, e o exame médico, que será tratado na matéria da semana que vem.
A lista traz ainda as perguntas sobre o pagamento do Licenciamento e do Seguro Obrigatório, Multas (defesa, apresentação do condutor e recurso), transferência de veículos para outros Estados, IPVA, curso de reciclagem para motoristas infratores, bloqueio e desbloqueio de veículos
MELHORIAS: As ligações para o 0800 643 7373 são gratuitas. Desde fevereiro, o tele atendimento do Detran funciona 24 horas, todos os dias da semana. A equipe de funcionários mais que dobrou e hoje conta 50 telefonistas. Com isso, o tempo de espera por atendimento nos horários de maior procura caiu de 20 minutos, em 2013, para até 30 segundos em 2014.
“Neste ano, recebemos até 2 mil perguntas por dia na nossa Central Telefônica, no número 0800 643 7373. Algumas questões se repetem e os temas recorrentes indicaram que precisamos dar ainda mais transparência aos assuntos e estar mais próximos do cidadão”, explica o diretor-geral do Departamento, Marcos Traad.
Além de responder aos questionamentos dos usuários, os textos vão mostrar o passo a passo de cada procedimento. Os temas foram escolhidos com base em um levantamento dos 10 assuntos mais procurados no tele atendimento do Detran.
DÚVIDAS: As questões relacionadas ao recebimento do licenciamento do veículo e da carteira de habilitação são as mais recebidas. Só no primeiro trimestre de 2014 foram quase 21 mil perguntas sobre emissão e localização da postagem.
“As pessoas podem consultar o status do AR, o Aviso de Recebimento, no site dos Correios. No site do Detran e nos terminais de autoatendimento também é possível fazer a consulta, pelo Renavan do veículo e número do processo da habilitação”, conta Traad.
Vale lembrar que os documentos só são emitidos se não houver pendencias de pagamento ou bloqueios. O prazo para entregas é de 5 a 10 dias e é preciso manter o endereço sempre atualizado no banco de dados do Departamento.
LISTA: Em segundo lugar no ranking dos assuntos que mais geram perguntas de usuários está a Renovação da CNH. O tema engloba a renovação automática, via Detran Fácil, e o exame médico, que será tratado na matéria da semana que vem.
A lista traz ainda as perguntas sobre o pagamento do Licenciamento e do Seguro Obrigatório, Multas (defesa, apresentação do condutor e recurso), transferência de veículos para outros Estados, IPVA, curso de reciclagem para motoristas infratores, bloqueio e desbloqueio de veículos
MELHORIAS: As ligações para o 0800 643 7373 são gratuitas. Desde fevereiro, o tele atendimento do Detran funciona 24 horas, todos os dias da semana. A equipe de funcionários mais que dobrou e hoje conta 50 telefonistas. Com isso, o tempo de espera por atendimento nos horários de maior procura caiu de 20 minutos, em 2013, para até 30 segundos em 2014.