Detran recebe prêmio GRPCOM de Criação 09/11/2016 - 16:52

O Governo do Paraná conquistou cinco troféus e se consagrou como o maior vencedor da oitava edição Prêmio de Criação do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM). O resultado do concurso que seleciona e premia as melhores peças veiculadas nos meios de comunicação do GRPCOM foi divulgado nesta terça-feira (08), em cerimônia no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba.

Três peças institucionais de órgãos estaduais foram premiadas: Dirigitando, do Detran-PR; Tabagismo – Quando Fumar não Mata, da Secretaria de Estado da Saúde; e Internet de Confiança, da Copel Telecom.

Para o secretário de Estado da Comunicação Social, Márcio Villela, o resultado demonstra que o Governo do Estado tem aproveitado as ferramentas de comunicação para se aproximar dos cidadãos paranaenses. “Passamos por um processo de transição muito grande na comunicação pública. Ao mesmo tempo em está cada vez mais informada, a sociedade demanda cada vez mais do governo. Para isso, precisamos dar a contrapartida”, afirmou.

Villela explicou que o governo estadual tem adotado a humanização como um dos pilares de sua política de comunicação, colocando as pessoas como plano principal das peças institucionais. “Houve o reconhecimento daqueles que julgam no campo da criação do que adotamos como política de comunicação. As peças premiadas buscam chamar atenção e sensibilizar os cidadãos”, disse.

PRÊMIO – Nesta edição, 651 campanhas, de 104 agências de publicidade, concorreram à premiação, que é dividida nas categorias TV, TV Regional, Jornal, Digital, Rádio e Responsabilidade Social. Cada uma delas conta com outras três subcategorias – Institucional, Varejo e Produtos e Serviços – que premia três vencedores cada. Além disso, a campanha de maior destaque recebe o GrandPrix da categoria.

A gerente de Comunicação Institucional do GRPCOM e coordenadora do Prêmio de Criação, Carmem Murara, explicou que o objetivo é reconhecer os profissionais de publicidade pela sua criatividade e inovação. “Ao ter essas três peças vencedoras, o Governo do Estado demonstra que está posicionando sua imagem institucional a serviço do cidadão”, apontou.

CAMPANHAS – A peça Dirigitando, do Detran-PR, foi ouro e recebeu o GrandPrix de Rádio. Criada pela agência Master Comunicação, a peça mostra o perigo de digitar no celular ao dirigir. O narrador, assim como quem dirige e digita, vai confundindo as palavras e ações até chegar a um resultado nada satisfatório. A campanha foi veiculada nas rádios de todo o Estado em setembro, para a Semana Nacional do Trânsito.

O diretor-geral do Detran-PR, Marcos Traad, destacou o caráter educativo da campanha para evitar acidentes de trânsito. “O que quisemos mostrar nesta peça é que ninguém consegue fazer duas coisas ao mesmo tempo. Para escrever no celular, principalmente nos modelos sensíveis ao toque, ele tira as mãos do volante, tira os olhos da via e divide a atenção que deveria ser somente na situação ao seu redor”, explicou.

SAÚDE - Um alerta sobre os efeitos nocivos do cigarro recebeu o GrandPrix e o ouro na categoria Institucional de TV. A peça Tabagismo – Quando Fumar Não Mata foi lançada no ano passado para marcar o Dia Nacional de Combate ao Fumo (29 de agosto).

"O principal mérito desta campanha é induzir à reflexão. O tabagismo é uma das maiores causas de doenças e mortes no mundo e a campanha consegue chamar a atenção para a necessidade das pessoas adotarem hábitos saudáveis e viver com qualidade de vida", diz o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto.

O vídeo produzido pela Opus Múltipla conta a história do curitibano João Cândido, que teve as cordas vocais retiradas em decorrência de um câncer na laringe descoberto 14 anos após largar o cigarro. O vídeo pode ser assistido AQUI.

COPEL - A campanha publicitária Internet de Confiança conquistou o ouro em Produtos e Serviços na categoria TV. A peça demonstra a qualidade dos serviços de internet da Copel Telecom ao fazer um comparativo entre situações cotidianas prejudicadas por um serviço aquém do esperado e brinca com a frase “Na sua vida não é assim. Por que sua internet tem que ser?”. Também criada pela Master Comunicação, a campanha foi veiculada entre maio e junho deste ano.

OUTRAS PREMIAÇÕES – Além de conquistar o Prêmio GRPCOM de Criação, a peça Tabagismo – Quando Fumar não Mata foi finalista do prêmio Profissionais do Ano, da Rede Globo. Internet de Confiança, juntamente com a campanha de endomarketing Cartas de Gratidão, desenvolvida para celebrar os 162 anos da Polícia Militar do Paraná, são finalistas do prêmio Top de Marketing da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB).