Detran realiza palestra sobre Saúde Mental: Emoções e Trânsito 24/01/2018 - 14:30

Na última terça-feira (23), o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) reuniu mais de 60 pessoas no auditório do bloco A, na sede do bairro Tarumã, para uma palestra sobre Saúde Mental. A iniciativa ocorreu por parte da servidora e psicóloga da autarquia, Cristiane Baecker Avila, em parceria com a Coordenadoria de Recursos Humanos (COORH) e o Conselho Regional de Psicologia (CRP).

Com o tema “Saúde Mental: Emoções e Trânsito”, a palestra faz parte da campanha Janeiro Branco, e abordou a importância de entender e lidar com as emoções e as formas de se cultivar uma boa saúde mental e emocional. Além disso os palestrantes fizeram uma correlação da saúde mental e o trânsito.

“O processo de qualificação contínuo em diferentes áreas para diferentes atividades, é fundamental. Como diretor deste Departamento fico feliz em presenciar mais um investimento que irá agregar profissionalmente os servidores, além de trazer melhorias para os serviços prestados por esta autarquia”, compartilha o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

Durante a palestra foi realizada também uma técnica de dinâmica de grupo, com a proposta de trabalhar reflexões a respeito das emoções e da saúde emocional, bem como medidas a serem tomadas pelos participantes, para que melhorem sua saúde emocional durante o ano de 2018.

Para a psicóloga do Detran e também participante da palestra, Josiane Ignacio, é de grande importância a ideia de discutir o tema da Saúde Mental, para que haja uma melhor conscientização da sociedade no sentido de identificar e prevenir o adoecimento dos aspectos emocionais.

“A palestra trouxe á tona o quanto precisamos nos perceber e compreender a forma como lidamos e reagimos no mundo. Sabemos que o comportamento humano reflete no trânsito e as consequências que podem acarretar, caso as emoções não sejam tratadas de forma correta por um profissional capacitado. Por isso, ações como essa são fundamentais”, compartilha a psicóloga Josiane.

A palestra foi ministrada pela psicóloga e coautora do livro ‘Felicidade 360 graus’, Izabela Neves Freitas, pela Psicóloga e autora do Blog Saúde das Emoções Éllen Martins, e pelo estagiário de psicologia do Instituto Paz no Trânsito (IPTran), Luan Berti.

Também contou com a presença da Colaborada da Comissão de Mobilidade Humana e Trânsito do Conselho Regional de Psicologia, Sandra Cristina Batista Martins.