Detran realiza curso de formação para agentes da autoridade de trânsito 10/09/2013 - 17:00

Começa nesta terça-feira (10), em Castro, o primeiro curso de formação de agentes da autoridade de trânsito, em cidades que possuem convênio com o Detran Paraná para municipalizar o trânsito gradativamente e que ainda não contam com este tipo de serviço. O objetivo é garantir maior segurança e diminuir a impunidade, já que a fiscalização feita pelos municípios aumenta o controle e melhora as questões relacionadas à circulação, parada e estacionamento de veículos.

“Desde 1998 o Código de Trânsito Brasileiro prevê a divisão de responsabilidades e a parceria entre Governo Federal, Governo Estadual e municípios para tratar as questões relacionadas ao trânsito. As competências e obrigações municipais foram ampliadas pela lei, mas muitas cidades, principalmente aquelas de pequeno porte, não têm o trânsito municipalizado por falta de estrutura e orçamento próprio”, explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

Segundo ele, foi pensando nisso que, ainda em 2011, o Departamento propôs uma parceria capaz de viabilizar o funcionamento e permitir a organização de um cronograma que permita a implantação total com maior tranquilidade. Assim, por um prazo mínimo de 60 meses, o Detran assume parte das atribuições inerentes ao município e auxilia, inclusive, no treinamento de equipes.

CIDADES - A primeira turma vai formar 20 agentes da autoridade de trânsito municipal para Castro e Carambeí, ambos na região Centro-Sul do Estado. Este último já possui frota de mais de 10 mil veículos, um para cada dois habitantes, e o trânsito é um dos desafios a ser enfrentados.

“O objetivo é de que papel dos agentes esteja relacionado à segurança no trânsito, com trabalhos de orientação e educação para garantir mobilidade e evitar acidentes”, afirma o diretor de trânsito de Carambeí, Antonio Joel Coza, que parabeniza a iniciativa do governo do Estado.

Para a secretária municipal de segurança pública de Castro, Regina Maria Vassão Iezak, o trabalho dos agentes vai suprir uma carência da cidade. “Os profissionais vão atuar na organização do estacionamento tarifado e na fiscalização de irregularidades comuns no município, como tráfego de caminhões pesados, para melhorar a fluidez no trânsito”, conta.

O CURSO – Os agentes recebem formação em legislação, engenharia de trânsito, operação, psicologia aplicada, segurança no trânsito, meio ambiente, noções de primeiros socorros, além de aulas práticas de fiscalização.

O treinamento tem carga horária de 140 horas/aula e é realizado pela Escola Pública de Trânsito do Detran, em parceria com a Escola de Governo. O curso pode ser disponibilizado de acordo com a demanda dos órgãos municipais de trânsito apresentadas ao Departamento.