Detran realiza ações educativas em homenagem ao dia do motorista e do motociclista 23/07/2018 - 13:40

Nesta quarta-feira (25) é comemorado o Dia Nacional do Motorista, já na próxima sexta-feira (27) as comemorações lembram o Dia do Motociclista. Por isso, o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) programou ações educativas que reforçam a responsabilidade dos condutores para a segurança e cuidado com a vida.

“No Paraná temos mais de 5 milhões de pessoas habilitadas, para uma frota com mais de 7 milhões de veículos. O objetivo das ações educativas é chamar a atenção da população sobre a conscientização no trânsito, com mais respeito e tolerância dos motoristas. Buscando assim, uma diminuição no número de vítimas de acidentes”, comenta o diretor-geral do Detran Paraná, Marcello Alvarega Panizzi.

As datas alusivas ao trânsito são oportunidades de tratar e criar momentos de reflexão na sociedade, e lembrar o cidadão da responsabilidade que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) exige. As campanhas de conscientização são feitas a longo prazo e de forma constante, mas, nestes dias, a sociedade, a mídia e o poder público se unem com o objetivo de dar maior importância ao tema.

MOTORISTAS - O Dia do Motorista foi instituído em 1968 e é dedicado a São Cristóvão, santo padroeiro dos condutores. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o quarto país com mais mortes no trânsito na América.

MOTOCICLISTAS -
A data comemorativa escolhida pela Associação Brasileira de Motociclistas (ABRAM) é em homenagem ao motociclista e mecânico da Honda Marcus Bernardi.

AÇÕES MOTORISTA – Em homenagem ao dia do motorista o Detran PR, em parceria com o Batalhão de Policia Militar do Paraná (BPTran), com o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) e a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), realiza na quarta-feira (25) uma ação com entrega de materiais educativos e orientações.

A atividade acontece na Avenida 7 de setembro, esquina com a Mariano Torres. Das 11h às 13h. Paralelamente à essa outra blitz estará ocorrendo na Avenida Prefeito Omar Sabbag (em frente ao Kharina), no mesmo horário.

AÇÕES MOTOCICLISTA – Em comemoração ao dia do motociclista o Detran PR realiza no sábado (28), em dois locais simultaneamente, ações educativas com a distribuição de materiais, orientações, revisões rápidas, e uma mini palestra sobre os cuidados e alertas no trânsito.

No sábado as ações acontecem na Rua João Negrão, entre as ruas Almirante Gonçalves e Baltazar Carrasco dos Reis, no bairro Rebouças. E na Rua General Maria Tourinho, 1055, Seminário.

Os eventos tem como parceiros o Batalhão de Policia Militar do Paraná (BPTran), o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), o moto clube Ceifeiros da Meia Noite, o moto clube Filhas do Vento e da Liberdade, o moto clube Bodes do Asfalto, a loja Road Motoshop; a loja Harley Davidson.

SERVIÇO - AÇÕES EDUCATIVAS

Data: 25/07/2018

Locais: Avenida 7 de setembro, esquina com a Mariano Torres.
            Avenida Prefeito Omar Sabbag (em frente ao Kharina).

Data: 28/07/2018
Locais: Rua João Negrão, entre as ruas Almirante Gonçalves e Baltazar Carrasco dos Reis, Rebouças.
            Rua General Maria Tourinho, 1055, Seminário.