Detran participa do grupo de padronização da sinalização cicloviária do Brasil 04/12/2017 - 13:00

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) se reuniu, do dia 29 de novembro até 1 de dezembro, com o grupo de trabalho de manual cicloviário, do qual a autarquia faz parte, para debater e propor soluções para as diferentes situações urbanas no que diz respeito a sinalização cicloviária. O grupo é instituído pela Câmera de Engenharia e Trafego do Denatran para elaborar o Volume VII do Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito.

“Desde 2014 o Departamento de Trânsito do Paraná investe na participação de seus funcionários na equipe técnica da Câmara Temática do Denatran. É nosso dever garantir a segurança de todos no trânsito e, com nossos servidores em constante aprendizado por meio das Câmaras Técnicas, é possível um trânsito com mais qualidade”, afirma o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

“O grupo, é composto por pessoas que possuem uma visão urbana e também de rodovias, sem dúvida, essa somatória de boas experiências irá nos proporcionar a consolidação de um manual efetivo para os problemas cicloviários enfrentados nas cidades.Isso é segurança”, compartilha a coordenadora do grupo e membro da Câmara Técnica de Engenharia e Trafego, Silvana Di Bella.

Após a elaboração do Manual sobre a sinalização cicloviaria, ele segue para aprovação da Câmara Temática de Engenharia de Tráfego, e após aprovado fica disponível para consulta pública.

PARTICIPANTES – Estavam presentes na reunião, Silvana Di Bella, Fernando Alonso Garcia e Adail Zerio Junior, da Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET/SP), Elaine Rodrigues de Souza Silva da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) de Campina Grande PB, Misael de Souza Tavares Junior da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo, Gustavo Garret da Secretaria Municipal de Trânsito (SETRAN), Marcel Cabral Costa e Vanessa Sanae Iwamoto do Departamento de Trânsito do Paraná (DETRAN/PR)

VOLUMES – O Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito, é elaborado segundo as diretrizes do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e se enquadra dentro da Política Nacional de Trânsito. Entre as edições já foram abordados temas como a Sinalização Vertical de Regulamentação (Volume I), Sinalização Vertical de Advertência (Volume II), Sinalização Vertical de Indicação (Volume III), Sinalização Horizontal (Volume IV), Sinalização Semafórica (Volume V) e Dispositivos Auxiliares (Volume VI).