Detran participa de semana comemorativa de 25 anos do Siate 25/05/2015 - 14:20

O Sistema Integrado de Atendimento a Trauma de Emergência (Siate) completa 25 anos de atividade neste mês de maio e uma série de eventos está programada. Entre eles, nos dias 25 e 26 de maio, ocorre a orientação de noções de primeiros socorros para público em geral, e o Departamento de Trânsito do Paraná participa da data com orientação ao usuário. As ações acontecem no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, entre as 9h e 17h.

“Os acidentes de trânsito correspondem a 65% dos atendimentos realizados pelo Siate ao longo desses 25 anos de atividade. Nós, do Detran, trabalhamos com a educação para o trânsito a fim de diminuir cada vez mais esse número de acionamentos por trauma”, afirma o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

O órgão estadual de trânsito realiza a entrega de material educativo aproveitando o movimento Maio Amarelo – mês de atenção especial de prevenção a acidentes de trânsito. Os visitantes podem conhecer o balde feito de partes de carros envolvidos em acidentes, da campanha “The Crash Bucket”, que viralizou nas redes sociais.

Além da orientação dos socorristas, há uma exposição de veículos da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e distribuição de material educativo sobre trânsito de outros órgãos e entidades ligadas a causa.

SIATE – A unidade foi criada em 1989 com um termo de cooperação técnica entre secretaria de Estado da Saúde (Sesa), secretaria municipal de Saúde de Curitiba (SMS) e secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp).

As operações começaram em maio de 1990 e ao longo dos 25 anos foram mais de 300 mil ocorrências atendidas em Curitiba. A partir de 1996, houve a interiorização e os atendimentos passaram a ocorrer em Londrina, Foz do Iguaçu, Cascavel, Ponta Grossa, Maringá, Guarapuava e São José dos Pinhais. Em média, são 1.800 ocorrências por mês e 60 ao dia, sendo que o número de acionamentos dobra nos finais de semana. O tempo médio de chegada até o socorro é de 8 minutos.