Detran participa de semana acadêmica durante o Maio Amarelo 22/05/2015 - 16:50

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) participou da semana acadêmica sobre promoção humana, realizada entre os dias 18 e 22, na Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Ao longo da semana, a equipe de educação para o trânsito da autarquia utilizou o mote do Movimento Maio Amarelo para levar informação, direta ou indiretamente, a quase 6 mil alunos e professores.

“A aproximação com os jovens em ambiente acadêmico, para alertar sobre a os perigos do trânsito, é fundamental para que tenhamos ruas e rodovias mais seguras. A ação com o público universitário ocorre justamente no Maio Amarelo, mês de atenção especial a prevenção de acidentes em todo o mundo”, afirma o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

As abordagens foram de caráter educativo e com entrega de material sobre prevenção de acidentes, legislação envolvendo ciclistas e os perigos de associar álcool e direção.

Os educadores apresentaram aos acadêmicos o balde feito com partes de veículos envolvidos em acidente, fruto da campanha do órgão de trânsito intitulada “The Crash Bucket”, que viralizou nas redes sociais.

A ação, feita em parceria com a UTP, fez parte de uma série de atividades desenvolvidas para o público jovem. “Essa semana acontece todo os anos e, desta vez, a parceria ocorreu com o Detran. A campanha tinha como objetivo atingir nossos universitários sobre educação para o trânsito, no ambiente acadêmico, que é propício e fértil para esse tipo de abordagem”, reforça a coordenadora de Psicologia, Rosa Endo.

De acordo com o acadêmico Sérgio Braga Pinto, é fundamental este tipo de intervenção em um ambiente universitário. “Esse público alvo tem de ser educado e esclarecido para que essa ideia de beber e não dirigir faça parte da prática de vida dos brasileiros”, comenta.

MAIO AMARELO – Em celebração ao Dia Estadual de Prevenção de Acidentes de Trânsito, comemorado em 27 de maio, o Detran atuará em conjunto com o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) em abordagens educativas na Avenida Victor Ferreira do Amaral, no cruzamento com BR 116. Ao todo, serão dez pontos de abordagens espalhados por Curitiba, com o apoio de outros órgãos de trânsito.

GALERIA DE IMAGENS