Detran participa de programa de Volta às Aulas 15/07/2014 - 15:10

Nas próximas semanas, equipes do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) vão participar de blitz educativas para orientar pais e alunos nos cuidados com transporte de crianças, respeito a faixa de pedestres, estacionamento e segurança no trânsito na volta às aulas. Em Curitiba, nos dias 18, 21 e 24, uma operação conjunta com a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) vai acontecer em três pontos da cidade, próximos a escolas municipais.

As atividades fazem parte do projeto Vida no Trânsito, que reúne diversas secretarias, órgãos públicos, entidades e organizações não governamentais. “É um esforço conjunto, uma soma de forças para tentar reduzir o número de acidentes e mortes no trânsito. Neste período, principalmente, quando aumenta a circulação dos veículos é necessário orientar os condutores e lembra-los de cuidados com a vida”, explica o diretor-geral do Departamento de Trânsito do Paraná, Marcos Traad.

Segundo a Setran, mais de 300 mil alunos da rede pública de ensino devem voltar às aulas nesta semana na Capital. Além desses, 121.572 estudam em colégios particulares e retomarão as atividades na próxima segunda-feira (21). Com o recomeço do calendário letivo, o volume de veículos pode aumentar até 15% na cidade, o equivalente a cerca de 200 mil carros a mais nas vias.

INTERIOR - Nas demais cidades do Paraná, as unidades do Detran também devem estabelecer parceria com as prefeituras para realizar atividades educativas de volta às aulas. “A intenção é de que todos os participantes possam ser multiplicadores do conhecimento relacionado ao trânsito”, ressalta o coordenador de Educação para o Trânsito do Departamento, Juan Ramon Soto Franco.

PARCEIROS - Atualmente, o projeto Vida no Trânsito recebe o apoio do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran); da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), Secretaria Municipal de Saúde (SMS); Secretaria Municipal da Educação (SME); Secretaria do Governo Municipal; Secretaria Antidrogas Municipal; Guarda Municipal de Curitiba; Urbanização de Curitiba; Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba; Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTRAN), Departamento da Polícia Rodoviária Federal (DPRF), Comando do Corpo de Bombeiros; Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia; Ordem dos Advogados do Brasil – Comissão de Trânsito; Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Conselho Estadual de Trânsito (Cetran).

SERVIÇO: Locais das atividades educativas em Curitiba:

Horário: 14h às 17h

Local: Rua Nicola Pelanda e Nossa Senhora do Sagrado Coração, próximo à Escola Municipal Maringá (Pinheirinho).

Horário: 09h às 11h

Local: Rua Dário Lopes dos Santos – Praça Hayao Washiba (Jardim Botânico).

Horário: 14h às 17h

Local: Ruas Isaac Ferreira da Cruz e David Tows, próximo à Escola Municipal Sady Sousa (Sítio Cercado).

Horário: 11h às 13h

Local: Na saída/entrada de alunos da Escola Municipal Vila Torres (Rebouças).

Horário: 09h às 11h

Local: Rua Velcy Bolívar Grandó, junto à Escola Municipal Professora Maria Marli Piovezan (Uberaba).

Horário: 14h às 17h

Local: Ruas Francisco Derosso e Gabriel Freceiro Miranda, próximo à Escola Municipal Francisco Derosso (Xaxim).

Horário: 09h às 11h

Local: Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, próximo à Escola Municipal Walter Hoerner (Mossunguê).

Horário: 14h às 17h

Local: Ruas Guilherme Ihlenfeldt e São João, próximo à Escola Municipal Eny Caldeira (Tingui).

Horário: 09h às 11h

Local: Rua Chile, entre as ruas Iapó e Cons. Laurindo, próximo à Escola Municipal Vila Torres (Rebouças).

Horário: 14h às 17h

Local: Ruas João Bettega e Rua Professor Algacyr Munhoz Mader, próximo à Escola Municipal Pró-Morar Barigui (CIC).