Detran participa de mais uma etapa do projeto “Jovem do Trânsito” no Colégio Homero Batista de Barros

23/11/2017 - 16:10

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) vem trabalhando, há 3 meses, com alunos do ensino médio de escolas estaduais, o projeto “Jovem do Trânsito”. A iniciativa tem como objetivo trabalhar o tema trânsito de forma interdisciplinar. Nesta primeira etapa do projeto foram realizadas palestras nos colégios, da Polícia Militar, Colégio Estadual Bom Pastor e Homero Batista de Barros.

Para encerrar o ciclo de palestras e debates, o Detran em conjunto com a Patrulha Escolar da Polícia Militar e a Secretaria de Estado da Educação (SEED), propuseram aos alunos que elaborassem uma campanha de prevenção no trânsito.

Iniciando as apresentações, os estudantes do Colégio Homero Batista de Barros apresentaram os trabalhos nesta terça-feira (23).

“A ideia dos alunos apresentarem uma campanha de prevenção no trânsito, com certeza, faz com que possamos observar a efetividade do projeto. Além disso, motivar os estudantes a repassarem o conhecimento que obtiveram durante as palestras”, compartilha o diretor-geral, Marcos Traad.

Durante as apresentações foram expostas situações de risco cotidianas do trânsito, filmada pelos próprios alunos.

“Pudemos ver o efeito positivo que o projeto tem gerado e, ver que os alunos estão refletindo sobre certos comportamentos, como por exemplo, os perigos do uso do celular e fone de ouvido enquanto estão caminhando, que foram temas abordados hoje”, relata a coordenadora de Programas e Projetos Educativos do Detran, Caroline Andreatta.

Segundo a pedagoga do Colégio, Iolanda Champoski, é possível perceber o quanto os estudantes amadureceram com o projeto.

“Antes eles agiam de forma inconsequente no trânsito depois das palestras foi possível identificar um pouco mais de maturidade da parte deles, como por exemplo, eles começaram a fazer o uso correto da faixa de pedestre”, afirma a pedagoga Iolanda.


Para a estudante do 1º ano, Deisielle Rodrigues, o projeto ajudou muito. “Eu não ligava muito para o cinto de segurança, quase nunca colocava. Depois das palestras, quando entro em um Uber ou um Taxi é automático, eu coloco o cinto”, compartilha Deisielle.

APRESENTAÇÕES - Na sequência serão apresentados os trabalhos dos alunos do Colégio Bom Pastor e da Polícia Militar. No dia 5 de dezembro, será realizado o encerramento do projeto e todos os estudantes envolvidos irão receber um certificado de participação.



GALERIA DE IMAGENS