Detran participa de lançamento da semana de trânsito em São José dos Pinhais 18/09/2013 - 13:50

Representantes do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) participaram do lançamento da Semana Nacional de Trânsito em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, nesta quarta-feira (18). O evento de abertura também oficializou o Projeto Vida no Trânsito no município e lançou um concurso municipal de Educação para o Trânsito para os alunos de ensino fundamental e médio.

Durante os dias 18 e 25 de setembro, várias cidades do estado receberão atividades especiais para trabalhar o tema “Álcool, outras drogas e a segurança no trânsito: efeitos, responsabilidades e escolhas”. O lançamento em São José dos Pinhais contou com a especial participação de alunos do Colégio Estadual Elza Scherner Moro.

“Os órgãos que desenvolvem atividades de educação para o trânsito para crianças e adolescentes fazem investimentos para o futuro e colaboram para uma mudança efetiva de comportamento no trânsito. Somente com educação podemos formar motoristas responsáveis e comprometidos com a segurança no trânsito”, afirmou o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

O prefeito em exercício da cidade, Toninho da Farmácia, também ficou satisfeito com a manifestação de interesse pelo assunto de estudantes e professores. “A responsabilidade de colaborar para um trânsito melhor não é só do poder público, mas também de cada um de nós que deve fazer a sua parte. Somente juntos poderemos construir um trânsito mais humano no município”, destacou.

“As pessoas precisam se conscientizar que os diferentes modais de transporte não podem ser concorrentes no trânsito. Todos os meios formam um conjunto, que se completam e precisam do respeito um do outro para ter o direito de ir e vir com segurança”, explicou o Secretário Municipal de Transportes e Trânsito, Adriano Muhlstedt.

Na programação da Semana Nacional de Trânsito em São José dos Pinhais estão diversas atividades como palestras, abordagens educativas com pedestres, passeio ciclístico e o 1º Desafio Intermodal na região metropolitana de Curitiba. Nos dias 23 e 24 o Detran Móvel, veículo de atendimento itinerante do departamento, vai estar na cidade na Rua XV de Novembro, na Praça Getúlio Vargas, em frente à igreja matriz.

DEMAIS REGIÕES – Nos dias 19 e 20, o Detran Móvel estará em Colombo, das 9h às 15h, na Rua Abel Scuissiato, ao lado do terminal de ônibus do Maracanã. E nos dias 25 e 26 estará na praça Getúlio Vargas em Campo Largo. No último sábado do mês, dia 28, ele atenderá no autódromo de Curitiba na 4ª etapa do Campeonato Paranaense de Motovelocidade.

O caminhão, especialmente modificado e equipado, vai oferecer serviços de habilitação e veículos e conta ainda com palco para apresentações de teatro e shows educativos, internet, televisores, banheiro e acesso para portadores de necessidades especiais.

A campanha Se Liga no Trânsito – Se beber não dirija, que faz blitz educativas noturnas passará pelos bares e restaurantes de Umuarama nos dias 26 e 27 e em Altônia nos dias 28 e 29, sempre entre 20h e 24h.

CIDADES: Blitz educativas e ações com a comunidade também estão previstas em Altônia, Araucária, Assis Chateubriand, Bandeirantes, Cambé, Campo Largo, Capanema, Castro, Catanduvas, Cianorte, Coronel Vivida, Cruzeiro do Oeste, Faxinal, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guaíra, Guarapuava, Ibiporã, Iporã, Irati, Jaguariaíva, Jandaia do Sul, Lapa, Loanda, Mandaguari, Mangueirinha, Maringá, Medianeira, Palotina, Paranaguá, Pato Branco, Prudentópolis, Quatro Barras, Reserva, Rio Branco do Sul, Rio Negro, Rondon, Santa Helena, Santa Izabel do Oeste, Sarandi, Santo Antônio da Platina, Telêmaco Borba, Umuarama e União da Vitória.