Detran oferece capacitação para agentes municipais de trânsito 28/03/2017 - 16:30

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) iniciou nesta semana a capacitação de agentes de trânsito municipais de três cidades paranaenses. Servidores das prefeituras de São Miguel do Iguaçu, Santa Tereza do Oeste e Quatro Barras vão receber orientações sobre o Sistema de Gestão de Infrações de Trânsito (GIT) e os procedimentos relativos aos processos derivados dos Autos de Infrações, de competência do Detran e preenchidos no município.

“O Governo do Paraná investe neste tipo de atualização pois entende que a fiscalização é essencial para um trânsito mais seguro. A legislação de trânsito muda constantemente e os agentes precisam acompanhar todas estas alterações”, explica o diretor-geral do Detran-PR, Marcos Traad.

O treinamento é ofertado pelo Departamento regularmente, por meio da Coordenadoria de Infrações, mas esta edição foi solicitada pelas autoridades municipais, devido às alterações significativas no quadro funcional e administrativo dos órgãos de trânsito.

“Desde 2011, o Detran oferece uma modalidade de convênio aos municípios paranaenses que auxilia na estruturação do órgão de trânsito e na capacitação dos agentes municipais. Essa parceria é essencial para as cidades e muito importante também para o Estado, pois tem impacto direto na redução de acidentes e na preservação da vida”, conta a coordenadora da área, Marli Batagini.

Para a diretora de trânsito de Santa Tereza do Oeste, Silmar Kelly Augustinhaki, a capacitação contribuí para um trânsito melhor. “Nossa cidade é pequena, são quase onze mil habitantes, então não tem um fluxo grande de autuações, mas precisa de organização. Por enquanto, não temos nenhum agente fazendo a fiscalização, mas futuramente queremoster atuação na fiscalização e também na sinalização viária”, disse.

O representante de São Miguel do Iguaçu, Valdecir Simão Lago, conta que a municipalização do trânsito na cidade é recente. “As instruções são importantes porque nos ajudam, desde o começo, a ter um procedimento correto na fiscalização dos condutores que não cumprem com legislação. Dessa forma, faremos com que o órgão de trânsito seja eficiente e que não traga prejuízo para a população, que é a maior interessada”, destaca.

“A capacitação não é somente válida para o município, mas sim para qualificação dos funcionários que trabalham diretamente com o trânsito. O curso nos deixa mais aptos para enfrentar os problemas diários na área”, completa o representante de Quatro Barras, Elsio Zattoni.