Detran lança Relatório de Gestão 2013 13/03/2014 - 15:16

O Departamento de Trânsito do Paraná lança nesta semana o Relatório de Gestão 2013, que reúne dados, tabelas e gráficos que mostram a evolução dos serviços prestados pela autarquia do Governo do Estado. Produzido ano a ano, desde 2011, é um instrumento de transparência que permite à comunidade paranaense acompanhar os projetos e ações desenvolvidas.

“O ano de 2013 foi histórico para o Detran PR. Celebramos os 75 anos da nossa instituição com inovações importantes nos serviços e com mais investimentos em ações de educação para o trânsito de grande impacto. Temos muito o que comemorar. Mas, mais ainda, temos a obrigação de agradecer a todos os nossos parceiros e funcionários”, destacou o diretor-geral do Departamento, Marcos Traad.

Segundo ele, a publicação tem objetivo diferente do Anuário Estatístico de Trânsito, leitura mais simples e é voltada para usuários, colaboradores da autarquia e gestores públicos. “O Relatório de Gestão deve servir para fins gerenciais, no planejamento de ações futuras e, principalmente, como ferramenta de acompanhamento dos investimentos realizados”, explica Traad.

A versão digital do documento está disponível no site xoops.celepar.parana/v3/detran2018.

NÚMEROS: Os avanços nos serviços não presenciais foram o grande destaque do Detran em 2013. O número de serviços realizados pela internet, através do sistema Detran Fácil, subiu de 48,9 mil em 2011 para 155,9 mil em 2012, chegando a 460,3 mil no ano passado.

Os 51 terminais de autoatendimento, instalados em 29 cidades paranaenses ao longo do ano, foram usados para 98 mil serviços que não exigem a presença dos usuários nas sedes do Departamento. Até o final de 2014, serão entregues 300 unidades, em todas as regiões do Estado.

HABILITAÇÃO: O Detran somou 4.896.342 condutores cadastrados no Paraná em 2013. Mais de 173,5 mil pessoas conquistaram a habilitação pela primeira vez. Foram cerca de 980 mil exames práticos realizados, sendo 5.750 em mutirões aos finais de semana, e mais de 390 mil exames teóricos aplicados.

VEÍCULOS: A frota paranaense chegou a marca histórica de 6.159.417 veículos. Deste total, 376.812 foram emplacados pela primeira vez - uma média de 31 mil novos veículos em circulação todos os meses.

INFRAÇÕES: O Paraná registrou cerca de 3 milhões de infrações de transito no ano passado. O Detran atendeu mais de 31,4 mil condutores com a CNH suspensa nos cursos de reciclagem para motoristas infratores e os Centros de Formação de Condutores atenderam outras 20.419 pessoas pelo mesmo motivo.

MELHORIAS INTERNAS: Em 2013, o Detran iniciou a contratação de manutenção nas suas 101 unidades regionais, as Ciretrans. O projeto representa investimento de mais de R$ 12 milhões e serão aplicados até o final de 2014. Em Arapoti, na região dos Campos Gerais, as obras já foram concluídas e em muitos locais os reparos já estão em andamento.

O Departamento também substituiu todo seu parque de máquinas e trocou 2,2 mil computadores.

Os servidores da autarquia tiveram, nos encargos que são somados aos salários, um reajuste histórico de 60%. O valor ainda passou a ser incorporado a aposentadoria dos funcionários. A diretoria também descompatibilizou as gratificações recebidas pelos instrutores do curso de reciclagem e dos membros da banca examinadora.

O Governo do Estado está pagando o curso de habilitação dos servidores que querem incluir ou alterar a categoria da CNH para atuar nas bancas de exames práticos de direção. São R$ 950 mil investidos nas aulas. Em 2013, 120 funcionários foram formados no curso de examinador e vistoriador e outros 193 funcionários foram capacitados em curso de vistoria veicular.

Confira o áudio desta notícia

Confira aqui o Relatório de Gestão 2013