Detran inicia projeto para padronizar processos 17/06/2015 - 11:50

Objetivo do Departamento de Trânsito do Paraná é otimizar o uso de recursos, pessoais e financeiros, e fazer com que o atendimento ao cidadão tenha qualidade e seja uniforme, em todas as 101 unidades da autarquia no Estado.


Um projeto inédito do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) vai padronizar procedimentos, atos administrativos e operacionais da autarquia. O objetivo é otimizar o uso de recursos, pessoais e financeiros, e fazer com que o atendimento ao cidadão tenha qualidade e seja uniforme, em todas as 101 unidades do Detran no Estado.

“O usuário que procura o Detran, seja em Foz do Iguaçu, Sarandi, Rolândia ou Curitiba, tem que ser bem atendido e ter segurança nos processos que realiza. Temos normativas claras e manuais de procedimentos, mas, às vezes, as atribuições do dia a dia, os costumes e a rotina fazem com que esse procedimento se altere”, explica o diretor-geral do órgão, Marcos Traad.

Além de pensar nas sedes regionais, o projeto prevê a padronização dos processos realizados nas coordenadorias e setores administrativos. O trabalho já começou, com a coleta de dados, nas áreas de veículos, habilitação e infrações.

“O processo passa por três fases. Primeiro, são reunidas informações e mapeados os processos realizados, os manuais de procedimento são atualizados ou elaborados, caso não existam, e os funcionários treinados. Depois, é feito o acompanhamento e atualização dos procedimentos, conforme surgem novas normativas e, por fim, a auditoria contínua”, conta o diretor de Tecnologia e Engenharia, Marco Aurélio de Araújo Barbosa.

O grupo de trabalho responsável pelo projeto é coordenado pela Diretoria, com participação da Assessoria de Planejamento, Núcleo de Controle Interno e Coordenadoria de Gestão da Informação.


GALERIA DE IMAGENS