Detran inicia planejamento para o mês especial de combate acidentes de trânsito 16/03/2016 - 16:56

Nesta quarta-feira (16), o Departamento de Trânsito do Paraná se reuniu com outras instituições a fim de iniciar a organização das ações que serão realizadas no Maio Amarelo, mês direcionado ao combate de acidentes de trânsito. Estiveram presente representantes de órgãos estaduais e municipais da área do trânsito, educação, saúde e segurança pública, e também organizações não governamentais e entidades do setor privado.

“O movimento Maio Amarelo veio a contribuir nos últimos anos para uma melhor integração dos órgãos estaduais e municipais de trânsito, incluído a PRF, BPRv, BPTran e a PM no interior do estado, no sentido de somar esforços nas ações de sensibilização e educação que realizam para a população paranaense”, destaca o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

Durante a reunião o Coordenador Estadual das Ações do Maio Amarelo que também é vice-presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária, Mauro Gil apresentou algumas das ações para iniciar o movimento. Entre elas, a realização de um ato ecumênico em memória das vítimas de trânsito, blitz educativas e a iluminação ininterrupta de prédios, que inclui a fachada do Detran, no bairro do Tarumã, em Curitiba que ficará com a cor amarela que representa o movimento.

Segundo Gil o intuito é trabalhar com os mais diversos segmentos: motoristas, pedestres, ciclistas, motociclista e sociedade em geral. Uma das ações diferentes que devem acontecer neste ano será a fixação de cruzes em pontos estratégicos da capital que simbolizam as mortes que acontecem a cada 12 minutos no Brasil. A ação tem previsão para acontecer em Curitiba e Foz do Iguaçu.

“Este encontro foi fundamental e produtivo, pois por meio das parcerias entre as entidades já conseguimos formatar algumas ações em conjunto, o que garante que a informação vai chegar na sociedade de uma maneira mais ampla e por instituições diferenciadas”, comenta o Coordenador Estadual das Ações do Maio Amarelo, Mauro Gil.

Maio Amarelo – O movimento está no Brasil e em mais 30 países, é um período para tentar sensibilizar a sociedade para aquilo que acontece de errado no trânsito e tentar conscientizar esta população sobre a importância da mudança do hábito, seja enquanto motorista, pedestre, ciclista, motociclista. O Maio Amarelo já conta com 30 mil apoiadores.