Detran faz palestra para fabricantes e estampadores de placas veiculares 13/12/2016 - 13:10

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) realizou nesta terça-feira (13) uma palestra para fabricantes e estampadores de placas e tarjetas veiculares credenciados ao órgão. A atualização, por videoconferência, aconteceu simultaneamente em 62 municípios do Estado.

“Periodicamente, os prestadores de serviços vinculados ao Detran, como fábricas de placas, centros de formação de condutores e clinicas médica e psicológicas, devem renovar o credenciamento junto à autarquia. Assim, adotamos procedimentos mais seguros e construímos, juntos, uma rede de serviços de qualidade para atender o cidadão”, explica o diretor-geral do Detran Marcos Traad.

A palestra visa orientar e esclarecer esses agentes externos sobre como funciona o credenciamento, a renovação da parceria e os vínculos funcionais e aborda temas como legislação, documentação necessária e a importância do certificado de renovação.

MUDANÇA –
Em 2016, o Detran adotou novos procedimentos para dar mais celeridade aos processos abertos pelos fabricantes de placas. Assim, os trâmites deixaram ser enviados para a Coordenadoria de Veículos e passaram à ser incluídos de forma digital, via sistema integrado de atendimento técnico.

“A palestra nos esclareceu muitas dúvidas, principalmente sobre as mudanças e documentos. Essa troca de informações é, sem dúvida, fundamental para os parceiros e reflete em um melhor atendimento ao usuário”, conta o fabricante Hosnir Freitas de Oliveira.

Para a credenciada Amanda Iarossi, o encontro via videoconferência incentiva a participação em reuniões de atualização de trabalho. “O uso da tecnologia para estas palestras é prático, agradável e interessante pois diminui às distâncias e evita deslocamentos”.

CREDENCIADOS –
Atualmente, o Detran possui aproximadamente 200 fabricantes de placas credenciados no Paraná. Eles são responsáveis por realizar a confecção e instalação das placas, tarjetas de identificação dos veículos e lacre de segurança, mediante identificação.

A fiscalização destes credenciados é realizada regularmente pela Divisão de Fiscalização da Coordenadoria de Veículos e pela Coordenadoria de Inspeção e Auditagem do Detran. Nos casos em que se constate a irregularidade, a empresa estará sujeita às sanções cabíveis, previstas por lei.