Detran fará mutirões para candidatos prejudicados por greve de instrutores 25/06/2012 - 15:30

O Departamento de Trânsito do Paraná realiza, a partir desta semana, uma série extra de exames práticos de direção para atender os cerca de 800 candidatos à primeira habilitação prejudicados pela greve dos instrutores de autoescolas, que bloqueou o acesso ao pátio de testes no bairro Tarumã, em Curitiba. O Detran deve ampliar o horário dos exames em duas horas por dia e estuda a possibilidade de fazer mutirões aos sábados, até que a situação seja normalizada.

A paralisação do Sindicato dos Trabalhadores em Autoescolas e Despachantes de Veículos do Estado (Sintradesp), que pede revisão salarial aos Centros de Formação de Condutores, impedia o trabalho dos examinadores do Detran na Capital desde a última quinta-feira (21). Nas demais cidades do Paraná, como Londrina, Maringá e Colombo, as manifestações não prejudicaram os testes e foram pacificas.

No início da tarde desta segunda-feira (25), a juíza Rosselini Carneiro, da 2ª Vara de Fazenda Pública, concedeu liminar ao Departamento para liberação dos portões e vias de acesso aos prédios do Tarumã e Vila Hauer, com multa diária de R$ 5 mil, em caso de descumprimento. Com isso, os testes foram retomados e por volta das 14 horas estavam sendo avaliados não só os candidatos agendados para à tarde, mas também aqueles previstos para às 9 horas da manhã.

Examinadores extras, de outras cidades ou setores, estão sendo remanejados para garantir que os candidatos não sejam mais prejudicados. Hoje, o número de balizas disponíveis aumentou de sete para dez e o atendimento será continuo até às 18h30. Por isso, o Detran ainda não apresentou o número consolidado de candidatos que perderam os testes e aguarda posicionamento dos Centros de Formação de Condutores para liberar as vagas extras.

De acordo com o diretor-geral da autarquia, Marcos Traad, apesar da greve não ter ligação direta com o Departamento, todas as medidas necessárias para evitar transtornos serão tomadas pelo Detran. Os alunos que foram considerados como ausentes nos dias 21, 22 e 25 de junho terão prioridade no agendamento dos exames e devem procurar o CFC para agendar o horário conforme possibilidade da empresa em fornecer carro e instrutor, bem como para as questões referentes à taxa de reteste.