Detran e Sesa promovem Fórum sobre o Programa Vida no Trânsito 10/12/2020 - 13:12

O V Fórum Estadual do Programa Vida no Trânsito Paraná, que acontece nesta quinta e sexta-feira, 10 e 11, por meio digital, será transmitido pelo canal do Youtube e Facebook da Escola Pública de Trânsito do Detran, das 14h às 17h.

O evento é realizado pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) e pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), com apoio do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), Ministério da Saúde, Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), além de outros setores do governo e organizações da sociedade.

O Programa Vida no Trânsito (PVT) foi implantado no Paraná em 2011 e o Fórum pretende avaliar resultados, conquistas, desafios e apresentar propostas de avanços para “Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2021-2030”.

“O Detran busca participar efetivamente das ações desenvolvidas pelo PVT. Achamos de grande importância estar junto nesse projeto que prioriza a segurança no trânsito e trabalha para a redução de mortes relacionadas as imprudências nas vias”, comentou o diretor-geral do Detran, Wagner Mesquita.

O fórum irá reunir diversos representantes da área de trânsito do Estado para um debate e uma troca de experiências tendo com o intuito de achar soluções para inúmeros casos voltados a segurança no trânsito.

“O trânsito é uma questão de saúde pública e exige atenção e cuidados dos atores envolvidos que são os órgãos federais, estaduais, municipais e também da comunidade para a redução do número de acidentes. Isso repercute, por exemplo, na demanda de atendimentos de trauma nos hospitais, reflexo destes episódios”, afirma secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Os números de óbitos são alarmantes segundo o Sistema de Informações. Eles mostram que em 2019 cerca de 2.400 pessoas morreram por Acidente de Trânsito e Transporte Terrestre (ATT) no Paraná. Neste ano, até o momento outras 1.337 vidas se perderam por esta causa.

Análise – Em relação aos números registrados em 2019, a Comissão Estadual Intersetorial de Prevenção de Acidentes e Segurança no Trânsito do Paraná avalia: “Quanto à condição da vítima no momento do acidente de trânsito, os óbitos foram mais frequentes no grupo de ocupantes de veículos (30,87%), seguidos por motociclistas (29,12%), pedestres (17,57%), outros acidentes de transporte (10,96%), ocupantes de veículo pesado – caminhões (4,67%), ciclistas (4,41%), ocupantes de caminhonete (1,62%) e ocupantes de ônibus (0,78%). Não houve óbito por acidente de trânsito por usuários ocupantes de triciclo”, informa a técnica Tatiana Gomara Neves.

“Importante destacar que, neste mesmo ano, 81,31% das pessoas residentes no Paraná que vieram a óbito por acidente de trânsito e transporte são homens, sendo que 73% tinham entre 20 e 59 anos de idade”, complementou.

No ano de 2019, o Estado registrou 10.021 internamentos por ATT, segundo dados preliminares do Sistema de Informações Hospitalares (SIH).

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, os acidentes de trânsito são a principal causa de morte entre crianças e jovens de 5 a 29 anos, em todo o mundo. A cada ano, 1,35 milhão de vidas são perdidas, sendo que 90% desses óbitos ocorrem em países de baixa e média renda.

Programa – O Programa Vida no Trânsito tem como objetivo promover intervenções efetivas de segurança no trânsito que apresentem evidência na redução das mortes e feridos graves.

Atualmente, no Paraná, 12 municípios já implantaram o PVN: Curitiba, São José dos Pinhais, Foz do Iguaçu, Cascavel, Londrina, Maringá, Francisco Beltrão, Paranaguá, Ponta Grossa, Toledo, Campo Mourão e Paranavaí, abrangendo 42% da população paranaense.

Os participantes criam as comissões municipais do programa para o desenvolvimento de ações preventivas e orientativas, baseadas em estudos epidemiológicos locais, além da promoção da melhoria da infraestrutura viária.

Década - A Organização das Nações Unidas lançou, em 2011, a “Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020” na qual governos de todo o mundo, incluindo o Brasil, comprometeram-se a tomar novas medidas para prevenir acidentes no trânsito.

A taxa de mortalidade por acidente de trânsito e transporte, no Paraná, no período de 2011 a 2019, segundo dados preliminares, apresentou uma redução de 33,37% neste intervalo, passando de 31,61, em 2011, para 21,06 óbitos por 100 mil habitantes em 2019.

Já o conjunto dos doze municípios paranaenses com PVT alcançou uma redução de 42,20% deste índice, no mesmo período, passando de 25,45, em 2011, para 14,71 mortes por 100 mil habitantes, em 2019.