Detran e Secretaria da Cultura promovem a Virada Cultural Paraná 2014 22/10/2014 - 16:40

O Departamento de Trânsito do Paraná, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura realizam entre os dias 11 e 16 de novembro a Virada Cultural Paraná 2014. Essa é a terceira edição do evento que promete movimentar e unir os paranaenses por meio da cultura, arte e educação em oito cidades do Estado.

“A experiência do Detran na Virada Cultural dos outros anos foi muito positiva e mostrou que usar diferentes linguagens e formas de expressão para abordar um tema importante pode gerar um grande impacto. Assim conseguimos chegar a um grande número de pessoas e trabalhar na mudança do comportamento coletivo”, conta o diretor-geral, Marcos Traad.

De 11 a 14 de novembro, ocorre a Semana de Arte-Educação que alcança pedestres, motoristas e ciclistas a fim de ampliar conhecimentos em busca de uma convivência pacífica nas calçadas, ruas e ciclovias. Diversas atividades foram programadas pelas cidades para provocar a reflexão e levantar questões sobre o tema arte e educação.

Além das atividades preparadas por cada município, este ano a Semana de Arte-Educação leva a todas as cidades-sedes o Teatro de Bonecos Gigantes, que vai apresentara adaptações de clássicos infantis com conceitos de educação no trânsito. O projeto é realizado pela Cia dos Ventos, especializadas em ações teatrais com bonecos gigantes.

ATRAÇÕES - O Palco conexões será formado por bandas e atrações locais e nacionais, entre os dias 15 e 16 de novembro. No total, são mais de 460 atrações durante toda semana, entre shows com artistas nacionais e regionais, apresentações de dança, intervenções cênicas, orquestras, contação de histórias, atividades recreativa, oficinas de grafite, circo e artesanatos, entre outros.

“Mais uma vez o Paraná vai estar conectado a centenas de atrações gratuitas que incluem artistas nacionais e paranaenses de todas as áreas, ampliando o acesso da população a atividades culturais de qualidade”, destaca o secretário de Estado da Cultura, Paulino Viapiana.

MUNICÍPIOS –
Este ano os municípios foram selecionados por meio de edital público. Umuarama e Paranavaí recebem pela primeira vez a Virada Cultural. Entre outros que confiram presença estão Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Maringá, Toledo e São José dos Pinhais.

Para conferir mais informações sobre a programação, acesso os links:

www.cultura.pr.gov.br
www.facebook.com/viradaparana