Detran doa 210 computadores para Secretaria de Educação 29/10/2013 - 17:07

O Departamento de Trânsito do Paraná formalizou nesta terça-feira (29) a doação de 210 computadores para a Secretaria de Estado da Educação. Os equipamentos que antes eram usados pelos servidores do Detran foram trocados por máquinas novas, mais adequadas às necessidades de rede e armazenamento de dados de veículos e condutores, e agora serão usados por alunos da Rede Estadual de Ensino em diferentes cidades do Paraná.

“São computadores bons, mas que para as atividades diárias do Detran não serviam mais. Trocamos todo nosso parque de máquinas para dar mais agilidade e segurança aos nossos serviços, que tem um fluxo muito intenso. Com isso, os mais de dois mil equipamentos antigos estão sendo destinados para as Secretarias da Educação e Justiça e também para a Polícia Militar”, explica diretor do Detran, Marcos Traad.

A solenidade que representou a entrega aconteceu no laboratório de informática do Colégio Estadual para Surdos Alcindo Fanaya Junior, em Curitiba. O vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns, recebeu os equipamentos que beneficiarão cerca de 180 alunos do ensino fundamental e médio, com deficiência auditiva.

“Nós queremos que pela educação os alunos do Alcindo Fanaya sejam inseridos e participem da sociedade, com chances e oportunidades que são construídas através da educação de qualidade”, ressaltou o vice-governador.

A diretora do Colégio, Solange de Fátima Brecailo, destacou que as máquinas serão importantes no processo de aprendizado. “O trabalho com crianças surdas necessita a utilização de muitas imagens e o computador é um grande aliado. Toda a comunidade escolar será beneficiada, porque as máquinas serão ferramentas de aprendizagem das crianças da educação infantil até os alunos do ensino médio”, explicou.

REFERÊNCIA - O Colégio Alcindo Fanaya Junior é referência na área da surdez e atende alunos da educação infantil, fundamental e médio. São 180 alunos que recebem formação regular em um processo inclusivo de atendimento com a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Alguns estudantes apresentam, além da surdez, outras necessidades educacionais especiais, tais como: deficiência visual, surdo-cegueira, deficiência física neuro-motora, deficiência intelectual, condutas típicas de síndromes e quadros neurológicos psiquiátricos e psicológicos.

Saiba mais sobre o trabalho do Detran em: www.facebook.com/DetranPR




GALERIA DE IMAGENS