Detran do Paraná apresenta avanços na Alep 18/03/2014 - 12:00

O diretor-geral do Departamento de Trânsito do Paraná, Marcos Traad, fez um pronunciamento na sessão plenária da Assembleia Legislativa, na tarde de segunda-feira (17). Ele usou a tribuna para apresentar um balanço das ações implementadas pela instituição e as metas para este ano, conforme proposição do deputado Ademar Traiano, líder do Governo no Legislativo estadual.

“Estamos fazendo um Detran cada vez mais fácil e moderno, por respeito aos motoristas paranaenses e aos nossos servidores”, destacou Traad.

Durante a apresentação, o diretor demonstrou os avanços em serviços online, que ja tiraram mais de 665 mil pessoas dos balcões de atendimento do Detran, desde maio de 2011, e da implantação de 300 terminais de autoatendimento que serão instalados até o final de 2014, em praças, shoppings e prefeituras de todas as regiões do Estado. “Com os 55 equipamentos ja instalados, foram feitos quase 100 mil serviços”, contou ele.

BANCOS – O Departamento de Trânsito do Paraná credenciou novos bancos para receber guias de pagamento da autarquia, como taxas e multas de trânsito. Com isso, os usuários do Detran passaram a ter mais facilidades e uma rede bancária com mais de 1,3 mil pontos. No ano passado foram credenciados o Sistema de Cooperativas de Crédito – Sicredi – e o Banco Cooperativo do Brasil – Bancoob. Outras instituições financeiras podem se credenciar e a expectativa é que com novas opções os paranaenses tenham comodidade no uso de sistemas online e possam optar por quitar documentos pelo banco de sua preferêncoa, sem pagar mais por isso.

MELHORIAS INTERNAS –
O diretor-geral falou ainda sobre a contratação de manutenção nas suas 101 unidades regionais, as Ciretrans. O projeto representa investimento de mais de R$ 12 milhões, que serão aplicados até o final de 2014. “Em Arapoti, na região dos Campos Gerais, as obras já foram concluídas e em muitos locais os reparos já estão em andamento”, disse.

De acordo com Traad, o Departamento também substituiu todo seu parque de máquinas e trocou 2,2 mil computadores. Além disso, os servidores da autarquia tiveram, nos encargos que são somados aos salários, um reajuste histórico de 60%. O valor também foi incorporado à aposentadoria dos funcionários.

“Temos mantido o diálogo com o sindicato dos servidores e consolidamos o nosso projeto de realinhamento institucional, que traçamos em conjunto”, destacou.