Detran capacita servidores em comunicação pública 19/06/2017 - 15:20

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) inicia neste mês um treinamento para aperfeiçoar os conhecimentos e as habilidades de relacionamento entre servidores e usuários dos serviços públicos. O objetivo é que chefes regionais, coordenadores e diretores consigam comunicar-se melhor e, assim, difundir e divulgar as mensagens educativas com mais qualidade.

“Nossos servidores são procurados com frequência para entrevistas e a preocupação é que, nestas participações, eles consigam falar de forma efetiva ao cidadão que o assiste, lê ou ouve. Não adianta apenas falar sobre segurança no trânsito, é preciso que o outro lado consiga compreender e assimilar nossa mensagem”, diz o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

“O serviço público é uma área para oferecer solução ao usuário, uma vez que a comunicação seja bem feita a chance do serviço ser bem prestado é grande. A iniciativa do Detran com o apoio do Governo do Estado, em proporcionar aos seus servidores um curso como esse, irá melhorar a qualidade do serviço público oferecido a população”, afirma o secretário estadual de Comunicação Social, Deonilson Roldo.

Todo o treinamento será feito por videoconferência, sem custos em diárias para o órgão. As aulas serão em tempo real, com interação direta entre os participantes. Ao todo, 135 funcionários participam do curso, em três turmas.

A carga horária total será de 24 horas, distribuídas em oito módulos semanais de três horas cada. As aulas começaram nesta segunda-feira (19) para a primeira turma, já as demais iniciam nos dias 20 e 21.

CONTEÚDO - Entre os temas que serão abordados, além da própria discussão sobre Comunicação Pública, estão: Relações Comunitárias e Interpessoais, Relacionamento com a Imprensa, Novas Mídias e Redes Sociais, Administração de Conflitos, Criatividade e Inovação.

As aulas serão ministradas pelo consultor em Comunicação e Mídias, jornalista José Wille, âncora do telejornal Band Cidade da Band TV Curitiba. “O objetivo é melhorar o desempenho na comunicação, principalmente na área de segurança de trânsito e nas campanhas de interesse público do Detran. O Media Training é uma atividade para profissionais de todas as áreas, dá capacitação para as equipes em entrevistas e relacionamento com a imprensa. As técnicas ensinam a perder o medo e se preparar, ter autoconfiança, uma boa dicção e fluência”, diz ele.

TECNOLOGIA - A utilização da metodologia de ensino a distância por videoconferência e modular permitirá que o projeto não demande custos com deslocamento e hospedagens para participantes ou ministrantes, além de integrar e envolver simultaneamente Ciretrans de todas as regiões do Paraná.

A Escola Pública de Trânsito da autarquia, em operação desde 2014, conta hoje com com 16 estúdios, sendo 11 na capital e os demais em Cascavel, Sarandi, Londrina, Umuarama e Ponta Grossa. Ao todo, são 60 salas localizadas por todo o Estado. Segundo Traad, a estrutura já vem sendo usada para treinamentos e capacitações na área de trânsito, inclusive com cursos para agentes municipais e palestras educativas para usuários.