Detran capacita nova turma de agentes municipais de trânsito 15/12/2016 - 10:10

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) formou nesta semana mais 31 agentes de trânsito municipais, que vão atuar em Campo Largo, Ibiporã e São Miguel do Iguaçu. Com isso, desde 2013, a autarquia estadual auxiliou na qualificação e capacitação de 911 agentes de fiscalização em 30 cidades paranaenses.

“O objetivo é aplicar com eficiência a legislação no momento da fiscalização, além de abordar as novas questões que envolvem o Código de Trânsito Brasileiro e as mudanças que passaram a valer em novembro deste ano”, explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

O curso é desenvolvido pela Coordenadoria de Infrações do Departamento, em parceria com a Escola Pública de Trânsito. Os conteúdos tratam, principalmente, da lavratura de Autos de Infração de competência estadual em vias urbanas e têm como base o Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito, o CTB e as instruções normativas do próprio Detran.

A capacitação, segundo o diretor do Departamento Municipal de Trânsito de Campo Largo, Vilmar Messias, contribui para aprimorar a rotina de trabalho. “O conhecimento adquirido em curso é replicado na prática, em fiscalizações eficientes e ações educativas. Com isso, a cidade tem um sistema viário mais seguro”, diz.

Para o diretor do Departamento de Trânsito e Urbanismo de Ibiporã, Carlos Alberto Caprera, o trabalho também reflete diretamente numa melhor organização da cidade. “Atualmente, a região central do meu município apresenta uma série de desafios. Com as instruções recebidas durante o processo de qualificação, os agentes vão poder fiscalizar o trânsito com responsabilidade e compromisso, ajudando a solucionar os problemas existentes hoje”.

INICIATIVA – O projeto de qualificação dos agentes municipais só é possível graças a uma iniciativa inédita do Governo do Paraná, que criou um modelo diferente de convênio para auxiliar os municípios do Estado na integração ao Sistema Nacional de Trânsito. Com o apoio do Detran, as cidades conseguem planejar e organizar as estruturas de pessoal, infraestrutura e orçamento para, então, municipalizar o trânsito com segurança e eficiência.

Desde 2013, a qualificação ofertada pelo Detran já atendeu as cidades de Apucarana, Arapongas, Araucária, Campo Largo, Carambeí, Cascavel, Castro, Dois Vizinhos, Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Ibaiti, Ibiporã, Irati, Londrina, Maringá, Palmas, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa, Pontal do Paraná, Quatro Barras, São José dos Pinhais, São Miguel do Iguaçu, Sarandi, Telêmaco Borba, Toledo e Umuarama.