Detran atende mais de 4 mil pessoas no litoral paranaense durante a Operação Verão 04/02/2016 - 16:50

Instalados em Caiobá, litoral do Paraná desde o dia 7 de janeiro, a tenda educativa e o Detran Móvel da Operação Verão 2016, do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), atendeu aproximadamente 4.500 veranistas. A Operação ofereceu uma série de ações educativas e serviços de habilitação e veículos. Além das brincadeiras, os usuários esclareceram dúvidas, consultaram processos e se cadastraram no Sistema do Detran Fácil.

“O comparecimento dos motoristas na unidade do Detran Móvel mostrou o compromisso em relação ao trânsito. Diariamente as pessoas tiraram dúvidas em relação aos pagamentos de IPVA e DPVAT, datas de vencimentos e procedimentos para alterar o endereço”, explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

Em relação aos serviços, os mais procurados foram consultas de pontuação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), consultas de débitos do veículo e impressão de boletos.

A plataforma Detran Fácil que disponibiliza ao usuário, por meio da internet, serviços como segunda via da CNH, permissão internacional para dirigir, extrato de débitos do automóvel e agendamento de curso de reciclagem, recebeu uma média de 75 cadastros.

Tenda Educativa – Pensando também no público infantil, o Detran ofereceu paralelamente à unidade Móvel, com o intuito de reforçar a educação no trânsito uma tenda educativa com diversos jogos educativos. Entre eles, o tabuleiro ‘Trânsito mais Seguro Só Depende de Você’, cartilhas para pintar ‘Uma Lição para Toda a Vida’, a mini multa e o jogo da memória com placas de sinalização.

Mas não foram apenas as crianças que entram na brincadeira. “Através dos filhos, os pais vinham até a tenda e participavam em conjunto. Gostaram muito das atividades e dos jogos, interagiram com os filhos e elogiaram muito o material para as crianças, como por exemplo, a mini-multa e o jogo de tabuleiro”, explica o chefe do operacional e logística do Detran/PR, Fabio Stele.

A curitibana Gabriela Raimundo Cardozo, de 8 anos, contou como foi sua experiência.

“Eu brinquei com o jogo da memória, foi muito bacana. Eu tinha que memorizar onde estavam as figuras e elas mostravam as placas de trânsito. Aprendi que no sinal vermelho o pedestre não pode atravessar e conheci outras placas”, compartilha.

A mãe da pequena Gabriela acompanhou tudo de perto. “Os jogos são bem educativos e não perdem a essência da brincadeira. As crianças ficavam animadas e felizes quando acertavam uma placa de trânsito ou uma sinalização. Com certeza foi uma maneira divertida delas conhecerem o trânsito e suas leis”, comenta Márcia Raimundo Cardozo, de 43 anos.

Ação nos bares - A campanha "Se Liga no Trânsito – Se beber não dirija", é realizada desde outubro de 2012 e busca conscientizar de maneira preventiva, sobre os riscos de beber e dirigir. Durante a ação e de maneira descontraída, uma equipe de promotores e educadores do Detran estabeleceu um bate-papo com os veranistas nas mesas dos bares.

As ações foram realizadas em mais de 80 bares durante toda a Operação Verão, que encerrou no dia 31 de janeiro. Após o teste do bafômetro, a equipe de promotores e educadores entregavam folders específicos sobre os riscos de beber e dirigir, bolachas de chopp e adesivos.

“O objetivo foi fazer o teste do bafômetro descartável com as pessoas que estavam consumindo bebida alcoólica, e mostrar as complicações que a quantidade de álcool ingerido pode causar na direção de um veículo automotor”, explica o Coordenador de Educação para o Trânsito do Detran, Juan Ramon Soto Franco.

“Quando entravamos nos bares as pessoas ficavam um pouco receosas pensando que era algum tipo de fiscalização punitiva, mas quando elas percebiam que era uma ação educativa e de prevenção começaram a se soltar e até pediam para participar da ação”, comenta a educadora, Izabel Rocha.

Para o Técnico em Segurança do Trabalho, Allan Kardec, que veio do Rio de Janeiro para aproveitar as férias no Paraná, as ações de prevenção são fundamentais.

“Na minha profissão, eu também sou um agente preventivo, e trabalhar desta forma com certeza faz a diferença. A campanha serve como um sinal de alerta, e lembra o condutor de sua responsabilidade de não dirigir seu veículo após a ingestão de bebidas alcoólicas, pois normalmente as pessoas acabam esquecendo das consequências em momentos de lazer, como esse”, concluiu Kardec.


GALERIA DE IMAGENS