Detran apresenta avanços na Câmara de Vereadores de Curitiba 18/05/2016 - 15:50

O diretor-geral do Departamento de Trânsito do Paraná, Marcos Traad apresentou os avanços da autarquia aos vereadores de Cutitiba, na manhã desta quarta-feira (18). Na Tribuna Livre, Traad prestou conta das atividades desenvolvidas nos últimos cinco anos e conversou com os parlamentares sobre mobilidade, legislação e formação de condutores.

“A Tribuna é um espaço democrático de debates e permite mostrar para toda a população o que está sendo feito pela gestão. O Detran evoluiu significativamente desde 2011, principalmente em tecnologia e atendimento ao usuário”, contou ele.

O diretor entregou para cada vereador um Relatório de Gestão, publicação que resume os serviços prestados e os investimentos feitos no último ano, e falou das melhorias nos espaços físicos e na infraestrutura das Ciretrans. “Investimos R$ 23 milhões em melhorias das nossas sedes próprias. Já são 51 concluídas, 15 em andamento e 2 novas unidades construídas”, explicou.

Outra preocupação foi com a valorização dos servidores. “Quando assumimos, o funcionalismo do Detran estava sem expectativas, mas, hoje temos o Quadro Próprio regulamentado pelo governador Beto Richa e um funcionário estatutário pode ascender profissionalmente por meio das Funções Comissionadas de Confiança. Somos uma autarquia de fato e de direito”, afirmou Traad.

O diretor citou ainda projetos importantes para o cidadão, como o monitoramento eletrônico de veículos, que está sendo desenvolvido pelo Paraná, a vistoria digital e os serviços online ofertados através do sistema Detran Fácil, além dos programas de sinalização viária e das atividades de educação no trânsito.

O convite para a apresentação foi feito pelo vereador Serginho do Posto (PSDB), que elogiou as conquistas. “O Detran apresentou hoje números robustos e percebemos que o órgão mudou muito quando vamos renovar a habilitação, ou transferir um veículo, por exemplo”, disse.

DEBATE: O vereador Paulo Salamuni (PV) lembrou que o Detran é patrimônio do povo paranaense e disse acompanhar a evolução nos serviços prestados. “Independente de partidos e visões ideológicas, é necessário reconhecer o bom trabalho que vem sendo feito. Me orgulho muito do Detran Paraná, fiz o curso de reciclagem e foi muito bom”, contou ele.

A vereadora Julieta Reis (DEM) aproveitou para questionar sobre a posição do diretor quanto o uso dos simuladores de direção na formação de condutores. Traad explicou como a tecnologia dos aparelhos se desenvolveu e como seu uso pode ter influência positiva sobre os motoristas.

O vereador Felipe Braga Côrtes (PSD) indagou a opinião de Traad sobre a Via Calma, implantada em Curitiba nos últimos anos. “As cidades foram feitas para as pessoas e não para os veículos, no entanto, é necessário fazer com que a 'Via Calma' se ajuste ao fluxo que temos hoje. Curitiba não pode parar e temos acompanhado os resultados e indicadores destas mudanças pelo Conselho Estadual de Trânsito”, respondeu o diretor.

Sobre o Uber, Traad respondeu ao vereador Chico do Uberaba (PMN), que o mais adequado seria uma ação em conjunto com todos os órgãos e interessados envolvidos. Tito Zeglin (PDT) quis saber sobre os veículos apreendidos nos pátios do Detran e Traad esclareceu que a autarquia tem feito uma série de leilões e tem um projeto para solucionar a questão de maneira definitiva.

A vereadora Professora Josete (PT) indagou sobre as políticas adotadas em relação a condutores alcoolizados. O diretor adiantou que o Governo do Paraná prepara a compra de cerca de 800 etilômetros e investe regularmente em campanhas educativas para alertar sobre os perigos de beber e dirigir.

Em resposta ao vereador Chicarelli (PSDC), que perguntou sobre iniciativas voltadas aos ciclistas, Traad falou das cartilhas de educação feitas e distribuídas especificamente para este público e da participação do Detran no Conselho Paranaense de Ciclomobilidade, o Conciclo.

COLOMBO: No início da noite de terça-feira (17), Traad falou aos vereadores de Colombo. Convidado pelo presidente da Câmara, Waldirlei Bueno (SD), o diretor apresentou a campanha “31 Dias para Mudar o Trânsito”, parte das ações do Detran para o Maio Amarelo.

“Queremos convidar vereadores, prefeitos e população para participar do movimento e discutir atividades e projetos que nos ajudem a reduzir o número de acidentes de trânsito”, lembrou ele.